FELIPE SANTANA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O repórter Felipe Santana explica física quântica com bolinha e ganha elogio no Jornal Nacional
O apresentador William Bonner quebrou o protocolo na noite desta terça (7) ao elogiar publicamente o repórter Felipe Santana durante o Jornal Nacional. O jornalista foi responsável por explicar ao público a pesquisa dos três cientistas que foram agraciados com o Prêmio Nobel de Física –reconhecidos por suas descobertas na área da mecânica quântica.
John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis foram premiados pelo chamado “tunelamento quântico macroscópico”. Em palavras simples, eles mostraram que até mesmo um circuito elétrico pode “atravessar” uma barreira de energia como se fosse um elétron escapando de um átomo.
Santana chegou a usar uma bolinha verde e uma parede para ilustrar os avanços ao público. “A explicação do Felipe deixou tudo um pouquinho mais fácil de entender", disse Renata Vasconcellos.
Bonner, então, pediu a palavra para elogiar publicamente o colega de profissão:
Eu preciso fazer um parênteses porque, há muitos anos, quando escrevi um livro sobre como a gente faz o Jornal Nacional, a física quântica era o exemplo do que não tentávamos explicar, porque é muito difícil. Aí vem o Felipe e explica. Parabéns a ele e a quem editou a reportagem.
Felipe Santana é repórter da TV Globo e atua como correspondente internacional em Nova York, posição que ocupa desde 2016. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ele construiu uma trajetória sólida dentro da emissora, com passagens por telejornais como o Fantástico e o Jornal Nacional, além de coberturas especiais no Brasil e no exterior.
Conhecido pelo estilo didático e pela clareza ao explicar temas complexos, Santana já cobriu eleições nos Estados Unidos, crises internacionais e avanços científicos.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.