Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CARTOONITO

Batman e Ellen DeGeneres viram 'professores' dos baixinhos em novo canal

Divulgação/Cartoonito

Montagem com imagens de Batman no desenho Batwheels e Ellen DeGeneres em Little Ellen

Batman está no desenho Batwheels, enquanto Ellen é a estrela da animação Little Ellen

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 30/11/2021 - 15h00

Conhecido por seu jeito sombrio e sua habilidade de combate, Batman mostrará uma nova faceta no Cartoonito, canal da WarnerMedia voltado para crianças em idade pré-escolar. O Homem-Morcego revelará seu lado professor ao ensinar o público infantil lições importantes para a construção de caráter. 

Com lançamento marcado para esta quarta-feira (1º), às 6h, no canal atualmente ocupado pelo Boomerang, o Cartoonito também terá outros personagens pouco associados à educação em seu time de "mestres": estão na lista Tom & Jerry, Pernalonga e até Ellen DeGeneres, comediante norte-americana que no ano passado foi acusada de desenvolver um ambiente tóxico nos bastidores de seu talk show.

O foco do novo canal é o público dos dois aos seis anos --ou seja, um pouco mais jovem do que as crianças que consomem o Cartoon Network. É um mercado que já conta com Discovery Kids, Nick Jr. e Gloobinho. Para tirar o atraso, os executivos do Cartoonito ressaltam que sua proposta é diferente.

"Chegamos a esse mercado com certo atraso. Já existem outros canais que fazem o trabalho deles muito bem. Então, por que fazer? Como ser diferente? Trouxemos uma visão única de como fazer TV para crianças. Temos uma personalidade própria, e acreditamos que o humor é essencial. Vamos usar isso para nos destacarmos", explica Pablo Zuccarino, vice-presidente sênior e gerente-geral da WarnerMedia Kids & Family para a América Latina.

Acreditamos que os consumidores e os fãs vão entender rapidamente a conexão entre Cartoon Network e Cartoonito. Muitos dos pais que têm filhos em idade pré-escolar hoje cresceram com o Cartoon Network. Assistiram às nossas séries e entendem a importância de fazer essa ligação para os filhos.

Apesar de o Cartoon Network estar há quase 30 anos na América Latina, a equipe do Cartoonito pegou apenas algumas das lições aprendidas com o "irmão mais velho" para o lançamento. Afinal, a audiência pré-escolar precisa de um conteúdo formativo, educativo e que não seja 100% entretenimento.

"É um público que precisa de um tratamento distinto, até o tom é diferente. Temos que fazer algo especial para eles. Os pais ficam preocupados se é seguro [deixar o filho dessa idade na frente da TV]. O lançamento é nesta quarta, mas estamos trabalhando no projeto há dois anos, nos preparando para esse momento. Conversamos com estudiosos, especialistas... Acabamos virando todos experts em pré-escolares (risos)", brinca Zuccarino.

Ao mestre com carinho

Trabalhar o conteúdo educacional em personagens comumente associados à diversão foi um desafio. Afinal, como ver o Pernalonga dando lições de trabalho em equipe e não pensar no coelho que sempre entrega uma dinamite para seus rivais se darem mal? Ou assistir à dupla Tom & Jerry ensinando números, letras e cores, em vez do eterno jogo de gato e rato?

"Nós tivemos muito essa conversa. O Cartoon nunca foi educativo, é focado no entretenimento. É claro que ele tem os seus valores, mas não tem a educação como propósito. No Cartoonito, precisa ter. Não importa o que você faça, quando se fala com esse público, é uma educação, você está os moldando. Levamos isso muito a sério, queremos prepará-los para o futuro."

"Pernalonga, por exemplo, vai ter uma série nova [Bugs Bunny Builders] que é toda baseada na importância do trabalho de equipe. Ele e seus amigos precisam construir algo a cada episódio. De início, vão fazer suas maluquices, e nada vai funcionar. Aí percebem que cada um tem uma habilidade e que têm de trabalhar juntos. Colaboração e trabalho em equipe são lições importantes. Mas tem uma execução engraçada também", adianta o executivo.

Já Batman aparecerá na animação Batwheels, a primeira produção do Homem-Morcego voltada para o público pré-escolar. A escolha do herói pode parecer estranha a princípio, mas Zuccarino insiste que ela faz sentido.

"É um personagem muito poderoso, e as crianças pré-escolares já são fãs dele, têm a fantasia, os brinquedos, mesmo sem um conteúdo voltado para elas. E é uma animação com carros, que as crianças adoram, tem canções, muito humor. Com certeza vai juntar os pais que já gostam do herói com seus filhos pequenos na frente da televisão", aposta.

A programação do Cartoonito terá ainda produções brasileiras. Sucesso da internet, o Mundo Bita estará presente na grade, com conteúdos já publicados e, a partir do ano que vem, também com uma série inédita. E a Mauricio de Sousa Produções, parceira de longa data do Cartoon, também prepara projetos inéditos para o público pré-escolar.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.