Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JAI RODRIGUEZ

Astro do Queer Eye pré-Netflix escancara racismo e homofobia em série LGBTQIA+

Fotos: Divulgação/E!

De regata e com os braços tatuados, Jai Rodriguez tem uma expressão séria

Jai Rodriguez em foto promocional; ator recebeu menos oportunidades por ter a pele mais escura

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 30/11/2021 - 6h20

Antes de virar um fenômeno na Netflix, o reality Queer Eye teve uma versão na TV tradicional. O Queer Eye For the Straight Guy (2003-2007) integrou um movimento que escancarou as portas do armário e levou a comunidade LGBTQIA+ para os televisores das famílias norte-americanas. Mas Jai Rodriguez, um dos astros originais, teve de encarar o racismo e a homofobia de frente --inclusive dentro do próprio programa.

"Eu era a única pessoa negra nos cinco programas que eram classificados pela mídia da época como 'a explosão gay' [Queer as Folk, The L Word, Will & Grace e o talk show de Ellen DeGenenes]. E, por isso, eu não tinha os mesmos salários nem as mesmas oportunidades que meus colegas", desabafa o expert em cultura do Queer Eye à reportagem. "Curiosamente, se você olhar para a TV agora, a minha diversidade seria celebrada."

"Caso você fosse uma pessoa negra e afeminada na TV dos anos 2000, as portas não iam simplesmente se escancarando para você. Eu nunca fui garoto-propaganda de uma grande marca, não fechei contrato com nenhuma editora para publicar o meu livro. E tudo isso estava ligado à minha identidade, a quem eu era", conta Rodriguez.

Apesar das experiências difíceis, o ator encara de maneira positiva a evolução da representatividade nessas duas décadas. "Acho lindo ver que estamos em um lugar diferente agora, que nós abrimos o caminho para tantas pessoas LGBTQIA+ que estão tendo oportunidades incríveis, e que recebem o mesmo de seus colegas héteros. O programa, para mim, mostra de onde viemos, onde estamos agora e o quanto ainda temos a percorrer."

Para relembrar o Queer Eye original e celebrar 18 anos de sua estreia, o canal E! exibe nesta terça (30) um episódio do Reunion Road Trip que junta os astros do programa --apenas Ted Allen não pôde se encontrar com os outros e gravou sua participação por chamada de vídeo. O mote da reunião é o aniversário de 40 anos de Jai, e seus colegas Kyan Douglas, Carson Kressley e Thom Felicia preparam uma transformação para ele nos moldes das que faziam na TV. 

Kyan Douglas, Carson Kressley, Thom Felicia a Jai Rodriguez escolhem vinhos em um mercado

Kyan, Carson e Thom compram vinho com Jai

A reunião, confessa Rodriguez, era algo que os cinco já planejavam desde a época do Queer Eye. "Há 18 anos, nós brincávamos como seria um reencontro no futuro. Quando surgiu o convite para o Reunion Road Trip, queríamos que fosse uma carta de amor ao programa, que mostrasse o impacto global dele e que não manchasse o tempo que passamos juntos", lembra.

Para o especialista em cultura, a reunião foi uma oportunidade de se mostrar mais maduro para o público --inclusive para quem nunca viu o programa original. "Muita gente conhece a versão da Netflix, mas agora vai poder ver as origens de tudo, entender que era uma época diferente, que nós fizemos história na TV por termos cinco homens gays no comando, mas que também tivemos que superar muitos obstáculos."

A nostalgia também se alia a um período em que parte do público segue no distanciamento social e não pode estar com as pessoas de que gosta. "Tem algo muito emocionante em ver as pessoas se reencontrarem com amigos, com a família. Nós sempre trabalhamos com o humor, mas também com amor e carinho. E eu acredito que, como o mundo está começando a se curar agora, esses são sentimentos muito necessários", finaliza.

O Reunion Road Trip com o elenco de Queer Eye for the Straight Guy vai ao ar nesta terça (30), às 22h50, no canal E!. Outros episódios do programa promovem reencontros com o elenco das comédias A Different World (1987-1993) e Scrubs (2001-2010) e da novela All My Children (1970-2013). Confira cenas da atração:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.