Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TARCIS DUARTE

Apresentador da Record em Minas Gerais rebate comentário homofóbico ao vivo

REPRODUÇÃO/RECORD

O apresentador Tarcis Duarte no cenário do jornal Cidade Alerta Minas, exibido pela Record

O apresentador Tarcis Duarte disse ao vivo que vai processar homem por comentário ofensivo

KELLY MIYASHIRO

Publicado em 17/10/2019 - 9h26
Atualizado em 17/10/2019 - 10h23

O apresentador da Record em Minas Gerais Tarcis Duarte, que cobre férias da titular Luciana Leite no Cidade Alerta local, rebateu um comentário homofóbico ao vivo durante a apresentação do jornal nesta semana. O âncora estava animado até se deparar com a fala de um internauta identificado como José Neto. "O senhor é um criminoso", declarou Duarte, que não detalhou a ofensa.

Ao Notícias da TV, o jornalista explicou que o fato aconteceu nesta quarta-feira (16), mas que preferiu não reproduzir o comentário "pesado" do homem. "Era uma fala que incitava o ódio e a violência contra homossexuais de uma forma tão absurda, que eu não acho que vale explicitar o que foi escrito", desbafou o apresentador da TV Paranaíba, afiliada mineira da Record. 

Duarte também explicou que o Cidade Alerta Minas é transmitido pela Record na televisão e pelo Facebook, que faz a transmissão ao vivo. A rede social permite que os telespectadores também interajam entre si. "As pessoas até criam amizades por causa dos comentários, por isso fiquei chocado com o que eu li", completou. 

O jornalista segurava um tablet para ler o que os telespectadores comentavam sobre o noticiário nas redes sociais. Duarte deu risada após ser chamado de "Tarcis Topetão" pelo seguidor William Ramon. "Ele disse aqui: 'Só sossego quando você me seguir de volta'. Tá bom, vou te seguir lá, pode deixar", brincou o, que concordou que seu penteado é grande mesmo.

Tarcis Duarte ficou sério na hora em que bateu o olho no comentário considerado por ele como homofóbico. "Não acredito que eu estou lendo isso. Vou até printar para ter provas depois. Ah, o covarde apagou o comentário", começou o jornalista, sério. 

O apresentador, então, declarou que não aceita esse tipo de atitude e que irá tomar providências na Justiça. "Senhor José Neto, o senhor apagou o comentário, mas eu tenho certeza que você ainda está assistindo, então vou te dizer que eu, Tarcis Duarte, pessoalmente, faço questão de processá-lo pelo o que senhor escreveu aqui". 

Em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal aprovou a criminalização da homofobia, e Duarte disse ao vivo que é seu dever como cidadão garantie que a Lei seja cumprida. 

"Nosso país demorou tanto tempo, tantos anos para ter coerência jurídica a ponto de hoje considerar pessoas homofóbicas como o senhor como criminosas, que eu faço questão de juntar o maior número de informações possíveis para estar com o senhor em um tribunal porque, hoje, a gente pode dizer sim que o senhor é um criminoso", afirmou Duarte. 

O âncora ressaltou que não está fazendo isso por ele, mas por todas as pessoas que sofrem preconceito "Ah, e não vem dizer que eu tô fazendo tempestade em copo d'água, não, porque a homofobia em si é uma tempestade tão devastadora que qualquer gota a mais que cai, faz a diferença, viu?", finalizou o jornalista, que seguiu a apresentação do Cidade Alerta Minas. 

Repórter da TV Paranaíba desde 2018, Duarte ressaltou que ficou feliz ao ver a mobilização dos seus superiores com o ocorrido. "Assim que eu terminei de falar, a direção já tava no estúdio para me dar o apoio necessário. O inspetor de jornalismo já acionou a equipe jurídica e técnica para tomar as providências, pegaram o tablet, etc. Sinto um orgulho muito grande de trabalhar em um local que me deu esse suporte", finalizou o âncora interino. 

Em suas redes sociais, Duarte agradeceu todo o apoio que recebeu de seus seguidores usando a ferramenta Stories do Instagram e em uma foto publicada no perfil. "Não é qualquer coisa que tira o sorriso desse rosto não, sô!", escreveu o funcionário da Record.

Confira o momento em que Tarcis Duarte rebate o comentário homofóbico ao vivo: 

View this post on Instagram

A post shared by Virei Jornalista (@vireijornalista) on

Confira o agradecimento de Tarcis Duarte em seu perfil no Instagram: 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.