Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MODO MÃE

Após programas no GNT, Ingrid Guimarães sonha com espaço na TV aberta

MICAEL HOCHERMAN/GNT

Ingrid Guimarães sentada em um sofá com uma das pernas esticadas. Há objetos na parede

Ingrid Guimarães mostrará mulheres que conciliam maternidade e trabalho no Modo Mãe

PIERO VERGÍLIO

pierovergilio@gmail.com

Publicado em 6/5/2021 - 7h00

Com a estreia de Modo Mãe nesta quinta (6), no GNT, Ingrid Guimarães emplaca seu terceiro projeto como apresentadora nos canais Globo. Mas as experiências anteriores no Além da Conta --no próprio GNT-- e no Viver do Riso (2018), do Viva, contribuíram para aflorar na comediante o desejo de se comunicar com uma plateia ainda maior.

"Estou preparadíssima para fazer um programa na TV aberta", avalia Ingrid em entrevista ao Notícias da TV. A atriz se diz orgulhosa por ser dona da própria história e aponta a curiosidade como fio condutor de seus projetos. "O que os programas têm em comum é que eles fazem parte da minha verdade. É algo real para mim, de vícios meus, de questionamentos que capto ao meu redor."

Modo Mãe segue uma trajetória parecida. Foi Ingrid quem apresentou ao GNT a ideia de fazer um programa que discutisse como as mulheres conseguem conciliar a maternidade com a sua jornada de trabalho, já que este sempre foi um conflito central em sua vida. A motivação, segundo ela, é homenagear quem não deseja abrir mão de nenhuma das duas coisas.

Em época de pandemia, a equipe rejeitou abordar esses dilemas de maneira negativa, deixando de dar ênfase à sobrecarga provocada pelo acúmulo de atividades. Por isso, os quatro capítulos flertam com a emoção e também com o bom humor, reunindo mulheres de diferentes perfis e classes sociais que compartilham suas vivências com a anfitriã: tem bombeira, policial, médica e caçambeira, entre outras.

Sem arrependimento, com culpa

Convidada pela reportagem, a atriz faz um balanço da própria experiência e revela como o trabalho impactou na relação com a sua única filha.

"Não me arrependo de ter realizado meu sonho profissional --fui protagonista de cinema e mãe no mesmo ano-- mas me questiono se deveria ter aceitado alguns trabalhos que não mudaram em nada a minha vida e me fizeram perder momentos importantes. Enfim, eu me culpo desde... Sempre", reflete, bem-humorada.

A veterana conta que sempre procurou integrar a herdeira ao seu mundo. A menina, cujo pai é artista plástico, cresceu entre os palcos, sets de filmagens e pinturas. "Sempre tentei levá-la para tudo e deixei ela participar o quanto pôde. Clara, hoje pré-adolescente, super entende minha paixão pelo que eu faço e também compartilha desse sentimento", orgulha-se a atriz, que vai bater papo com uma mãe famosa a cada episódio.

Na estreia, Fátima Bernardes entrega a estratégia que adotou para acompanhar a rotina dos filhos trigêmeos enquanto ainda estava à frente dos telejornais da Globo. Já Fabiana Karla conta como se relacionou com os herdeiros à distância, por conta de suas viagens de trabalho.

Mulher de Malvino Salvador, a lutadora Kyra Gracie, que deu à luz Rayan em janeiro, revela como a adrenalina de sua profissão a preparou (ou não) para lidar com os desafios da maternidade. Com a atriz Gloria Pires, por sua vez, a conversa é sobre mães que trabalham com os filhos a tiracolo. Quando ela protagonizou Mulheres de Areia (1993), sucesso no Globoplay, Antonia Morais era um bebê de colo.

Modo Mãe terá episódios inéditos toda quinta-feira, às 22h30, no GNT. Estão previstas reprises aos domingos, às 0h15 e 6h35; segundas às 5h e 13h45 e quartas às 23h30.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.