Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO JOGO DE PANELAS

Após blackface no Mais Você, participante se defende: 'Sou casado com mulher negra'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Foto de Ana Maria Braga e Anderrupson Fernandes

Ana Maria Braga e Anderrupson Fernandes, participante do Jogo de Panelas, quadro do Mais Você

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/5/2022 - 17h41

Participante do quadro Jogo de Panelas, exibido no Mais Você (Globo), Anderrupson Fernandes se desculpou após protagonizar um episódio de blackface e levar um puxão de orelha de Ana Maria Braga. "Jamais faria isso para magoar alguém, sou casado com uma mulher negra", justificou ele, que apareceu na atração utilizando uma maquiagem forte com intenção de parecer negro.

Por meio de um vídeo publicado no Instagram nesta sexta-feira (20), o especialista em planos de saúde afirmou que não tinha conhecimento de que sua atitude era incorreta.

"Fui acometido a uma situação chamada blackface, que eu não conhecia. Dei uma lida rápida, mas vou ser um pouco mais incisivo com mais tempo. Eu quero pedir desculpa, perdão, para qualquer pessoa que se sentiu ofendida por eu ter passado base e mudado meu tom de pele na minha apresentação", iniciou ele.

"A própria Ana Maria Braga caiu nesse erro em 2018, quando utilizou uma peruca black power. Gente, não foi minha intenção, jamais faria isso para magoar alguém, sou casado com uma mulher negra. Perdão mesmo", completou o participante.

Alerta de Ana Maria

Ana Maria Braga interrompeu a transmissão do quadro Jogo de Panelas, no Mais Você desta sexta-feira (20), após o participante Anderrupson aparecer com maquiagem forte com intenção de parecer negro. Ele fez a caracterização para comparecer a um jantar com temática africana, organizado por outro participante, Felipe. O episódio deixou o anfitrião desconfortável, e a apresentadora convidou uma especialista para comentar o caso.

"Anderrupson estava super legal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade. Ele faz a pintura. Não precisa se pintar de negro, a gente não brinca de ser negro, temos toda uma história, e é sofrido. Não se pinte para ser negro", desabafou Felipe.

Em seguida, Ana convocou a jornalista e professora Rosane Borges para explicar a prática racista, também conhecida como blackface: "Surgiu no século 19 nos Estados Unidos como um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista, que fazia da técnica uma forma de estereotipar e negar a humanidade das pessoas negras", explicou.

"No século 20, ele [blackface] adentra o cinema, o Carnaval --até do Brasil. Até o início do século 20, foi um recurso muito utilizado. Não devemos fazer em nenhuma hipótese. Estamos em pleno século 21, é preciso que a gente avance enquanto humanidade e civilização e que digamos não a uma técnica tão cruel e desumanizadora", pontuou Rosane.

"Esse esclarecimento faz parte da essência do nosso programa, e é bom para todo mundo aprender. Tem um monte de gente que não percebe isso, mas já está na hora, está tão dito... É prestar atenção e respeitar o outro", alertou Ana Maria após a fala da especialista.

A loira chamou a atenção de Anderrupson para que ele não reproduza mais o comportamento preconceituoso. "Quero dizer que ele não deve em nenhum momento [fazer novamente]. Estamos esclarecendo para que isso não ocorra em festas, em lugar que você for, e entender que é um comportamento que não deve mais ser repetido", concluiu ela.

Confira o vídeo do participante:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.