Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Após 32 anos, Faustão deixa a Globo sem realizar sonho de comandar um talk show

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fausto Silva no comando do Domingão do Faustão em uma imagem antiga

Fausto Silva no comando do Domingão do Faustão; apresentador deixou a Globo sem despedida

THELL DE CASTRO

Publicado em 20/6/2021 - 6h15

Fausto Silva deixou a Globo após 32 anos de sucesso do Domingão do Faustão sem conseguiu realizar um sonho na emissora. O apresentador pediu para comandar um talk show em diversas oportunidades, mas nunca teve seu desejo atendido pela líder de audiência.

Em julho de 1990, pouco mais de um ano após estrear o Domingão, o comunicador recusou uma proposta milionária da Manchete, que, além do programa dominical, lhe daria o tão sonhado talk-show.

No entanto, Silva acabou renovando seu contrato com a Globo, onde ficou previsto que ele teria outra atração, que estrearia no final daquele ano e seria exibida nas noites de sábado. Mas a promessa nunca saiu do papel --ele comandou apenas o Réveillon do Faustão, na noite de Ano-Novo, na primeira metade dos anos 1990.

Alguns anos depois, o apresentador falou publicamente sobre o assunto. Após gravar pela primeira vez na sede da Globo na capital paulista, em 12 de novembro de 2000, ele comentou com alguns jornalistas que gostaria de ter um talk show, mas que sua vontade provavelmente não se realizaria.

"O comercial não vai querer. Eles não vão abrir mão do Domingão", declarou Faustão à Folha de S.Paulo de 13 de novembro de 2000. "Para a Globo, segundo Fausto, o fato de ele apresentar um talk show na emissora poderia prejudicar o Domingão, que só perde em lucratividade para o Jornal Nacional", informou a reportagem.

No mesmo texto, Faustão afirmou que recebeu propostas de outras emissoras, mas negou que estivesse negociando com a Band, para onde voltará em breve. "Sou muito amigo do pessoal da Bandeirantes e, por isso, surgem esses boatos. Tenho contrato com a Globo até 2003 e não há motivos para sair da emissora", assegurou na época.

Novas tentativas

O novo programa de Fausto Silva voltou ao planejamento da Globo em 2001, mas não seria um talk show. A emissora queria que ele comandasse um game show nas noites de quinta, baseado no formato inglês The Weakest Link.

Faustão chegou a gravar pilotos da atração, em que os competidores respondiam perguntas de conhecimentos gerais e eliminavam o parceiro que julgassem ser os mais frágeis. Apesar de aprovado pela cúpula da Globo, o projeto mais uma vez não foi para frente.

A última vez que o tema voltou à mídia foi em 2004, quando o apresentador exigiu um novo programa para renovar contrato com a Globo.

"Faustão está pedindo a redução do Domingão do Faustão à faixa das 18h às 20h30 (quer se livrar da parte que entra antes do futebol). E, principalmente, está exigindo um novo programa, noturno, em 2005", informou a Folha de S.Paulo de 3 de setembro daquele ano.

"Na definição de Faustão, esse novo programa seria uma mistura de Perdidos na Noite [1984-1988] com David Letterman, juntando pessoas diferentes no mesmo palco e atrações musicais alternativas ou menos comerciais. Faustão gostaria de entrar no ar na faixa da segunda linha de shows, como é chamado o horário ocupado hoje por A Diarista [2004-2007], Linha Direta [1999-2007] e Sexo Frágil [2003-2004]", informou a reportagem.

"Estou a fim de fazer outras coisas", declarou o apresentador, que queria mostrar versatilidade após 15 anos no ar com o Domingão.

Recentemente, quando a Globo resolveu tirar Faustão dos domingos, teria lhe oferecido um programa semanal noturno, que seria exibido nas noites de quinta. No entanto, desta vez, Faustão recusou a proposta e preferiu deixar a emissora, acertando seu ingresso na Band a partir de 2022.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.