Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARCELO COSME

Âncora da Globo dá 'cara a tapa' para discutir preconceito contra LGBTQIA+

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

Imagem de Marcelo Cosme no comando do Em Pauta, da GloboNews

Marcelo Cosme no comando do Em Pauta, da GloboNews; jornalista lança livro sobre LGBTfobia

Responsável pelo comando do Em Pauta, na GloboNews, Marcelo Cosme dá a própria "cara a tapa" para debater o preconceito enfrentado pela comunidade LGBTQIA+. O jornalista, que é homossexual, usa a sua experiência pessoal com o intuito de informar as pessoas sobre atitudes que, mesmo sem intenção, podem ferir o próximo.

"Acho que a gente tem que dar a cara a tapa. Outras pessoas deram a deles para que eu chegasse aqui, porém chegou um momento no qual vi que eu precisava fazer o mesmo para que outros pudessem também vir nessa caminhada. Até falo no livro isso, que alguns colocaram asfalto até um pedaço da estrada, e eu estou colocando em outra parte", detalha Cosme em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.

Na obra Talvez Você Seja... - Desconstruindo a LGBTfobia que Você nem Sabe que Tem (Editora Planeta), o âncora reúne entrevistas e relatos pessoais para despertar um novo olhar sobre o tema no leitor: "O livro não é uma enciclopédia, mas também não é um querido diário. É para que as pessoas possam se informar para termos um mundo com mais respeito".

"Então, é muito legal as pessoas dizerem que se identificam [com o livro], elas falam: 'Caraca, parece que estou vendo a minha história'. E tem aquelas que dizem: 'Nossa, eu aprendi'. Uma amiga do trabalho falou assim: 'Faço a mesma coisa que você, acho que sou tão descolada quanto você, mas me peguei pensando que sou preconceituosa quando falo'. Então, acho que está dando o recado. Um recado leve, mas está dando", complementa.

Em agosto de 2021, Cosme compartilhou com os telespectadores da GloboNews seu noivado com o médico Frankel Brandão. O tema foi tratado no jornal de uma maneira natural, assim como ocorreria com um casal hétero.

A vida é assim, a gente não pode se esconder em mentiras. Prefiro dar a cara a tapa, apanhar um pouquinho. Porém, estou apanhando pouco. [Os tapas estão sendo] Leves, graças a Deus! As pessoas estão recebendo muito bem. Tem um ou outro desavisado, mas são poucos.

Cosme escreveu a obra em quatro meses e, por enquanto, pretende aproveitar a repercussão deste livro antes de pensar em outro projeto. "A pandemia fez com que não pudesse lançar ainda em todos os lugares. Só lancei no Rio de Janeiro, aí veio a [variante] ômicron. Agora lancei em São Paulo, também vou lançar no Rio Grande do Sul, que é minha terra natal", pontua.

Questionado pela reportagem sobre o seu futuro na Globo, Cosme afirma: "Trabalho em uma empresa muito grande. Então, assim, sou apresentador há apenas três anos e meio. Estou adorando, acho que me encontrei, mas sou funcionário de uma empresa como todo mundo. Se amanhã me derem outra função, vamos lá! Estou muito feliz onde estou, o Em Pauta é um jornal magnífico, com uma audiência boa, as pessoas respondem bem. Sou muito feliz no que faço".

Confira publicações de Marcelo Cosme:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.