CADÊ A TIA GLADYS
REPRODUÇÃO/SBT

O capeta à solta na Porta dos Desesperados; atração vai acabar após apenas quatro episódios
A cultura popular costuma associar as 3h da madrugada à ação de demônios, numa espécie de zombaria --ou melhor, sacrilégio-- ao fato de Jesus ter morrido na cruz às 15h. O filme de terror A Hora do Mal (2025), no entanto, desloca o relógio para 2h17, apontando este como o instante em que a perversidade se manifesta com mais força. Já no SBT, os pesadelos chegam bem antes: às 18h, horário em que nenhuma atração tem conseguido emplacar no Ibope.
A atual direção da emissora tem tido verdadeiros calafrios assim que bate o Ângelus --oração católica em que se recorda a anunciação do anjo Gabriel à Maria-- exatamente às 18h. Afinal, desde que anunciou a sua grade para 2025, no fim de maio, a rede já realizou pelo menos quatro mudanças nessa faixa.
Uma das primeiras vítimas da "hora do mal" foi a novela mexicana Eternamente Apaixonados, que ficou apenas uma semana no ar. O SBT disse, na época, que era apenas um aperitivo para que o público acompanhasse o resto da história no +SBT --o seu serviço de streaming.
A realidade é que, com resultados bem abaixo do esperado na Kantar Ibope, o folhetim deu lugar à edição nacional do Tá na Hora (2024-2025), já sem José Luiz Datena. O mais curioso é que o programa policial tinha sido encurtado justamente após diversas derrotas para o Brasil Urgente, da Band.
O telejornal resistiu mais algumas semanas até que, em mais uma reformulação, deu lugar ao Aqui Agora. Com o apresentador Geraldo Luís como "arma secreta", a atração passou a começar às 18h30 --sendo precedido pelo seriado mexicano Chaves (1973-1980).
Apesar de frequentemente figurar entre as maiores audiências da casa, o humorístico de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) não conseguiu elevar os índices já bem modestos que recebia de A Caverna Encantada ---relegada às 17h após ter perdido espaço no horário nobre e também no início da tarde.
A última vítima da "hora do mal" foi a Porta dos Desesperados, que vai deixar a programação após apenas quatro episódios. O programa de Sergio Mallandro foi ressuscitado em uma curta temporada em comemoração aos 44 anos do SBT; mas, se fosse bem no Ibope, poderia até ganhar uma sobrevida. Os números, porém, não foram favoráveis.
A série E Agora, Quem Vai Ficar com a Mamãe vai assumir o horário amaldiçoado a partir de segunda (1º). Contra o Brasil Urgente em boa fase e o Cidade Alerta isolado na vice-liderança, a trama deve ter trabalho para chamar atenção do telespectador.
E, mesmo que desafie todas as probabilidades e consiga boa audiência, a produção nacional conta com apenas cinco episódios e já sairá do ar na próxima sexta (5), forçando a direção a bolar um novo substituto para a faixa.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.