Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUITO DRAMA

Quinta temporada de Outlander chega à Netflix com mortes, estupro e guerra

FOTOS: REPRODUÇÃO/STARZ

Brianna (Sophie Skelton), Claire (Caitriona Balfe) e Jamie (Sam Heughan) aparecem com expressões de choque em cena da quinta temporada de Outlander

Brianna (Sophie Skelton), Claire (Caitriona Balfe) e Jamie (Sam Heughan) no quinto ano de Outlander

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 11/5/2021 - 6h50

A quinta temporada de Outlander chega completa ao catálogo da Netflix nesta terça-feira (11). Na nova leva de episódios, Jamie Fraser (Sam Heughan) e Claire (Caitriona Balfe) precisam enfrentar vários obstáculos para se estabelecerem nos Estados Unidos. Há mortes de pessoas queridas pelos fãs, uma nova guerra em aproximação e mais um estupro chocante.

[Atenção: Este texto contém spoilers]

O casal protagonista constrói sua casa na Cordilheira dos Frasers, que reúne uma pequena quantidade de colonos ao redor. Em atrito com os reguladores, o governador Tryon (Tim Downie) pressiona Jamie para descobrir o paradeiro de Murtagh (Duncan Lacroix). Sem querer delatar o padrinho, o ruivo faz de tudo para despistar o político e tenta alertar o líder dos rebeldes.

No entanto, o veterano não desiste de enfrentar o governo. Sem saída, o escocês precisa organizar uma milícia a pedido de Tryon para combater os reguladores. O conflito ideológico resulta em uma guerra, na qual Murtagh acaba morto após ser atingido por um tiro. Jaime fica devastado com a perda do ente querido.

É ainda durante a batalha que Roger Mackenzie (Richard Rankin) é capturado ao ser confundido com um traidor do governo. Ele é condenado à forca e chega a ficar pendurado em uma árvore durante horas. No entanto, o professor consegue se manter vivo ao colocar as mãos no pescoço e evitar a pressão completa da corda.

Apesar de ser resgatado por Claire, Jamie e Brianna (Sophie Skelton), o rapaz entra em um período de depressão e fica alguns episódios sem conseguir falar. Na quinta temporada, também fica bastante evidente que a Revolução Americana (1775-1783) se aproxima na história --arco que deve se desenvolver no próximo ano da série.

Volta de vilão

Como se já não bastassem as dores da guerra, Stephen Bonnet (Edward Speleers) reaparece para acabar com a paz da família. O personagem de Sam Heughan até tenta armar uma emboscada para se vingar do mau-caráter, mas acaba sendo enganado por ele.

Stephen Bonnet sequestra Brianna

O pirata consegue sequestrar Brianna e exige que ela se case com ele. Bonnet, na verdade, está interessado nas terras de Jocasta Cameron (Maria Doyle Kennedy) --que terá passado a propriedade para o nome do pequeno Jeremiah. Mas, ao se irritar com a insubordinação da prisioneira, o vilão decide vendê-la como escrava.

A mocinha só consegue escapar do destino cruel quando sua família chega para salvá-la. O crápula, então, é capturado, entregue para as autoridades e condenado à morte por afogamento. Enquanto está preso em um rio à espera da maré alta, Bonnet é atingido na cabeça por um tiro, disparado justamente por Brianna.

Sofrimento de Claire

A viajante do tempo tenta replicar os conhecimentos que adquiriu no futuro para tratar a população. Uma das empreitadas da protagonista na quinta temporada é a produção da penicilina --antibiótico que só viria a ser inventado em 1928.

Além disso, Claire busca aconselhar as mulheres da época sobre métodos para evitar uma gravidez indesejada. Para isso, ela escreve algumas recomendações de maneira anônima em um papel, que acaba sendo publicado sem querer em um jornal com o pseudônimo Dr. Rawlings.

A cartilha desagrada aos homens da região, que não ficam nada satisfeitos quando as companheiras se negam a irem para a cama com eles. Lionel Brown (Ned Dennehy) acaba descobrindo que a mulher de Jamie é a responsável por disseminar os conselhos.

O colono convoca alguns aliados para sequestrarem Claire. Eles planejam levar a enfermeira para Brownsville para confessar que foi ela quem fez as recomendações de prevenção à gravidez no jornal, além de exigir uma punição por conta dos "ensinamentos pecaminosos".

Claire é amordaçada antes de estupro

Amordaçada, a protagonista enfrenta momentos de terror nas mãos dos sequestradores. Ela é agredida e violentada por todos os homens presentes. Durante o ato, Claire tem um delírio no qual imagina como seria sua vida ao lado de Jamie e da filha se todos estivessem no século 20.

O pesadelo da curandeira só acaba quando o amado encontra o acampamento dos colonos. Revoltado ao ver a situação da companheira, o escocês mata sem piedade todos que estupraram a "Sassenach". Brianna acolhe a mãe em casa, mas a enfermeira fica extremamente traumatizada após os abusos que terá sofrido.

Menos tensão

Como nem só de tragédia é feita a história, a quinta temporada também reserva boas surpresas para os fãs. Além de estar grávida de mais um filho de Fergus Fraser (César Domboy), Marsali (Lauren Lyle) se aproxima ainda mais de Claire. Ela vira aprendiz da enfermeira no consultório, e as duas estabelecem uma relação de mãe e filha.

Outra novidade é a volta do jovem Ian Murray (John Bell) após ele ter passado um bom tempo vivendo com os índios moicanos.

Com todos os momentos de tensão que viveram, Brianna e Roger decidem que é melhor eles voltarem para o futuro, pois lá Jeremiah poderá crescer em segurança. Assim que descobrem que a criança consegue atravessar as pedras, o casal tenta viajar novamente pelo tempo. Mas a tentativa não dá certo, e eles terminam a temporada na Cordilheira dos Frasers.

A série é baseada nos livros de Diana Gabaldon. A sexta temporada de Outlander já está em produção. Uma sétima leva de episódios também já foi confirmada pelo canal Starz.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.