Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLARKE PETERS

Pirata moderno? Ator de The Wire volta à infância para atuar em La Fortuna

Fotos: Divulgação/AMC

Com camisa social de manga curta e óculos de grau, o ator Clarke Peters olha para o horizonte em cena de La Fortuna

O ator Clarke Peters em cena da série espanhola La Fortuna: "pirata" em busca de tesouro

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 16/1/2022 - 6h30

Famoso por ter interpretado o detetive Lester Freamon na aclamada série The Wire (2002-2008), Clarke Peters encarou um desafio bem inusitado em La Fortuna, que estreia neste domingo (16) no canal AMC. Além de dar vida a um pirata moderno, um papel diferente de tudo o que já tinha feito, o ator norte-americano teve de se virar para entender o que acontecia nos bastidores da produção --rodada na Espanha e falada principalmente em espanhol.

Para não fazer feio em meio aos colegas hispanofalantes, o astro de 69 anos voltou à infância. "Quando eu tinha uns nove anos, minha mãe previu que a comunidade latina ia dominar Nova York [cidade onde ele nasceu e cresceu] e que todos nós precisaríamos aprender espanhol", conta ele em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.

"Então, meu espanhol começou naquela época com 'pollito chicken, gallina hen, lápiz pencil, and pluma pen. Ventana window, puerta door, maestra teacher, and piso floor' (risos)", diverte-se o veterano, cantando um clássico infantil que poderia estar em um disco internacional da Galinha Pintadinha ou do Mundo Bita.

O problema, admite Peters, é que ele não foi muito longe nas lições. "Esse foi o início do meu espanhol, e acho que foi o fim também (risos). Não foi tão difícil voltar [para a série]. Mas consigo entender melhor do que falo, com certeza."

Criada e dirigida pelo cineasta Alejandro Amenábar (de Os Outros e Mar Adentro), em seu primeiro trabalho na TV, La Fortuna conta a história de um navio naufragado há séculos que é encontrado nos dias de hoje. Dentro dele, um tesouro avaliado em US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões), o maior da história.

Inicia-se, então, uma guerra pela quantia: de um lado, o ambicioso explorador marítimo Frank Wild (Stanley Tucci), norte-americano que encontrou os destroços da embarcação; do outro, o governo espanhol, que tem apenas sete dias para provar que o navio em questão é seu e, portanto, tudo o que estava dentro dele deve pertencer ao país também.

Álvaro Mel interpreta o determinado Alex

Álvaro Mel interpreta o determinado Alex

O personagem de Peters, o advogado Jonas Pierce, está do lado dos mocinhos. Amigo de Frank no passado, ele se junta ao jovem diplomata Alex (Álvaro Mel) e à frustrada historiadora Lucía (Ana Polvorosa) na tentativa de encontrar qualquer evidência que devolva a fortuna à Espanha. Na companhia dos dois espanhóis, o jurista até se arrisca com algumas frases no idioma de Cervantes (1547-1616), embora fale inglês a maior parte do tempo.

"Para mim, foi empolgante trabalhar em uma língua diferente. E libertador também, de certa maneira. Pude me aventurar em um lugar que não era confortável para mim, mas tinha que contar a história do mesmo jeito. E Jonas também vive esse desconforto, então usei isso como parte da jornada do personagem. Esse aspecto não exigiu muita atuação (risos)", diverte-se.

Guerra Espanha x Estados Unidos?

O veterano ainda é rápido para afirmar que La Fortuna não pretende contar a história de uma guerra entre Espanha e Estados Unidos. "Já me perguntaram se era isso, e não é. É sobre o certo contra o errado. Tem coisas que são claramente corretas ou erradas, e outras que ficam em áreas cinzentas. Acho que Jonas deseja fazer o certo e impedir o que é errado", filosofa Peters.

Ele adianta que topou o convite para fazer a série pela possibilidade de trabalhar com Amenábar, de quem já era fã, e também por contar uma história de piratas modernos. "Frank e Jonas começaram a procurar tesouros quando eram jovens. Em algum momento, eles tomaram caminhos diferentes. Enquanto um quer usá-los para o ganho pessoal, o outro deseja que a humanidade prospere. Mas os dois são caçadores de fortuna, piratas de certa maneira, só têm motivações bem diferentes", finaliza.

La Fortuna conta com seis episódios de uma hora e estreia neste domingo (16), às 22h, no canal AMC. Confira o trailer (em espanhol) da produção:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.