Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VISITA À CRACOLÂNDIA

Leticia Colin revela que se afeiçoou a usuários de droga: 'Vejo como meus filhos'

DIVULGAÇÃO/GLOBOPLAY

A atriz Leticia Colin em meio a outros atores, com expressão de tristeza, em cena de reunião de viciados em drogas na série Onde Está Meu Coração

Leticia Colin em cena de Onde Está Meu Coração; personagem dela sofre com vício em crack

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2021 - 7h10

Para interpretar a personagem Amanda, uma viciada em crack na série Onde Está Meu Coração, do Globoplay, Leticia Colin fez uma imersão no universo da dependência química. Visitou clínica de tratamento, reunião dos Narcóticos Anônimos, centros de psicologia e a região da Cracolândia, no centro de São Paulo, onde muitas pessoas em situação de vulnerabilidade se concentram e usam a droga. A atriz conta que aprendeu a olhar com afeto para estes dependentes.

"Fui na Cracolândia, claro, que é um lugar de muito afeto, de família, diferentemente do que todo mundo pinta como assombro. É um lugar onde as pessoas se protegem, têm sonhos, seus afetos, não queriam estar ali, são filhos, irmãos, pais, mães... Eu fiquei muito comovida com as pessoas que conheci. Sentar ali com alguém que tá fumando pedra ou conseguindo dinheiro pra fumar a próxima pedra mudou minha vida", relata a atriz.

"Eu não estive lá como quem vai a um zoológico. Eu conheci as pessoas, fui pra ouvir, escutar. Respeito profundamente cada pessoa que me deu um minuto de atenção. Vejo como meus filhos, meninos e meninas na rua pedindo dinheiro, tentando conseguir alguma coisa ou fumando. Acho que o mundo seria um lugar melhor se a gente entendesse que eles são nossos filhos, são filhos do Brasil, cidadãos. Isso me dói muito. Nós deveríamos cuidar uns dos outros. A Cracolândia me ensinou isso", conta.

Na série, Leticia vive uma jovem médica que, apesar de ter dinheiro, carreira bem encaminhada, família estruturada, um casamento feliz e um belo apartamento, ainda sente um vazio interno e sucumbe às drogas, principalmente ao crack.

A atriz, que estava grávida no período das gravações, em 2019, passou por cenas intensas. Ela aparece bastante debilitada fisicamente, vagando por ruas de São Paulo na madrugada. Foi até confundida com uma verdadeira usuária de crack quando gravou na região da Cracolândia.

Durante a preparação, ela recebeu orientação de Fabio Assunção, que interpreta seu pai na história e sofreu na pele as consequências da dependência química.

"Fabio sabe muito sobre o tema, sobre legislação, tratamentos, uma série de coisas teóricas e burocráticas sobre o assunto", diz ela. "Nós queríamos tratar desse tema com muito respeito. Já era uma preocupação da direção que a gente fazer esse mergulho", complementa o ator.

Ao longo dos dez episódios, Onde Está Meu Coração discute como a questão de uma pessoa viciada em drogas afeta uma família e quais são as maneiras de promover a recuperação do dependente.

"A culpa [por alguém se viciar em drogas] é de ninguém e é de todo mundo. Em Onde Está Meu Coração, um lado da família quer acolher [Amanda], o outro lado diz 'vamos internar, mesmo que ela não queira'. Isso causa uma cisão. A série faz muitas perguntas, mas não traz todas as respostas. Quer investigar a questão, não trazer respostas prontas", explica George Moura, um dos autores. 

Onde Está Meu Coração já está disponível na íntegra no Globoplay.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.