Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE MACHADO DE ASSIS

Globoplay recicla cenário de novela das seis para adaptação de O Alienista

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Selton Mello, caracterizado como dom Pedro 2º, sentado à sua mesa em cena da novela Nos Tempos do Imperador

Selton Mello em cena de Nos Tempos do Imperador: ator vai repetir cenários em novo trabalho

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 21/4/2021 - 7h10

Projeto que Selton Mello desenvolve desde pelo menos 2016, a adaptação do livro O Alienista finalmente vai sair do papel com uma série no Globoplay. Mas quem acompanhar a produção do streaming poderá ter uma sensação de déjà-vu: a atração vai aproveitar a mesma cidade cenográfica de Nos Tempos do Imperador, próxima novela das seis da Globo.

O anúncio foi feito na semana passada por Erick Brêtas, diretor-geral do Globoplay, durante uma conversa com profissionais do audiovisual da qual o Notícias da TV participou. Reciclar os cenários da trama de dom Pedro 2º (curiosamente, vivido pelo mesmo Selton Mello) foi uma maneira de baixar os custos de produção e assegurar que o projeto recebesse o sinal verde.

Aproveitar as fachadas de prédios e casas do Brasil Império (1822-1889) para a trama de Machado de Assis (1839-1908) não trará nenhuma implicação anacrônica --afinal, a obra literária também é situada na época em que o país era governado pelo último monarca.

O conto de Machado de Assis acompanha a volta de Simão Bacamarte à vila de Itaguaí, que corresponde hoje à cidade homônima na região metropolitana do Rio de Janeiro. O médico decide colocar em prática os estudos que fez na Europa sobre a mente humana e, assim, passa a cuidar dos locais como um alienista --especialista que posteriormente daria lugar ao psiquiatra nas ciências médicas.

O clínico constrói a Casa Verde, assim chamada por conta da cor de suas janelas, para tratar os cidadãos que apresentassem alguma doença mental. A obsessão do protagonista, no entanto, deixa o povoado em alerta. Ele passa a enxergar loucura em todo e qualquer gesto, por mais banais que fossem, enclausurando os moradores um a um na propriedade.

Projeto antigo

Selton Mello trabalha na adaptação de O Alienista em parceria com Filipe Miguez (Cheias de Charme) e Marcelo Vindicatto (O Palhaço) há pelo menos cinco anos, muito antes de ser cogitado para voltar às novelas em Nos Tempos do Imperador. No lançamento da minissérie Treze Dias Longe do Sol, em 2018, ele já havia falado com a reportagem sobre sua expectativa para a produção.

"A conversa já está avançada. Nós desenvolvemos em formato de minissérie, e estou esperando eles [da Globo] darem o sinal verde para realizar o trabalho. Espero poder fazer logo porque Machado é um clássico. Eu tenho muitas ideias na cabeça", explicou ele, adicionando que pretendia tirar o projeto da gaveta logo. "Estamos numa fila de espera para entrar em produção. E é uma fila grande."

A ideia da equipe é aproveitar a cidade cenográfica e começar os trabalhos na série assim que os de Nos Tempos do Imperador chegarem ao fim --a trama das seis, que estrearia em março de 2020, foi adiada pela pandemia e, agora, deverá estrear na Globo já inteiramente gravada.

Além de assinar os roteiros com Miguez e Vindicatto, Selton vai dirigir e protagonizar a produção. Com isso, ele vai estender sua jornada nos cenários da novela para além do que farão seus colegas de elenco, como Mariana Ximenes e Leticia Sabatella.


Com DANIEL FARAD


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.