Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Apocalipse!

Fox vai exibir American Horror Story às 16h para forçar fã a assinar streaming

Divulgação/FX

A atriz Sarah Paulson em uma das primeiras imagens de American Horror Story: Apocalypse - Divulgação/FX

A atriz Sarah Paulson em uma das primeiras imagens de American Horror Story: Apocalypse

JOÃO DA PAZ

Publicado em 12/9/2018 - 5h23

O fã de American Horror Story vai penar para ver a oitava temporada da série. É que a nova leva de episódios, intitulada Apocalypse, será exibida pelo canal FX a partir desta quinta (13) às 16h, um horário nada favorável. A estratégia é justamente deixar o telespectador à deriva para forçá-lo a assinar o serviço de streaming do grupo Fox.

Desde a sexta temporada, o FX traz para o Brasil os episódios inéditos de American Horror Story (AHS) um dia após exibição nos Estados Unidos. Até então, as exibições ocorriam sempre à 0h30, faixa mais apropriada para uma série de terror.

Agora, o drama para maiores de 18 anos, que não se intimida em mostrar orgias e muito sangue, terá sua primeira janela de exibição em uma faixa de programação usual para crianças, na qual o FX costuma exibir filmes, em sua maioria com uma classificação indicativa de 12 anos, como Cara, Cadê meu Carro? (2000), ou mesmo livre, caso de Indiana Jones e a Última Cruzada (1989).

Os horários de reprise também são ingratos, às 10h de domingo e às 3h da madrugada de terça para quarta. Assim, o telespectador que não tem o recurso de gravar o episódio no decodificador de sua operadora precisará assinar o pacote Fox Premium para usar o aplicativo da Fox, no qual os episódios estarão disponíveis.

Quem assina o FX, presente nos pacotes mais básicos das operadoras de TV por assinatura, não tem acesso ao app da Fox, privilégio de clientes do Fox Premium, que desembolsam R$ 24,90 por mês adicionais. Para o cliente avulso, sem vínculo com a TV paga, o app custa RS 35 mensais.

Assim, a Fox dá um golpe na TV paga e desestimula os assinantes. Mexe no modelo ideal de exibição (quase) simultânea, que agradou aos fãs nas duas últimas temporadas, em nome da promoção de um novo modelo de negócio.

É um plano similar ao que é feito com o Campeonato Espanhol (La Liga), um dos cinco torneios de futebol mais importantes do mundo. Até a temporada passada, as partidas de Barcelona, Real Madrid e companhia eram atração do Fox Sports. Agora, os dribles do argentino Lionel Messi migraram para o Fox Premium, mais restrito (só para que paga R$ 24,90 extras).

A mudança gerou situações constrangedoras durante as transmissões regulares de futebol no Fox Sports (como Libertadores e Copa do Brasil). Ao anunciar os jogos da La Liga no Fox Premium e incentivar o público a assiná-lo, os narradores engatavam conversas forçadas com os comentaristas sobre as maravilhas do serviço.

Questionada pelo Notícias da TV sobre a mudança na estratégia de exibição de American Horror Story, a Fox se limitou a informar os horários da série e a dizer que os novos episódios entrarão na mesma hora no aplicativo.

Apocalypse
American Horror Story: Apocalypse marca uma reunião de ícones da série, "um jogo das estrelas", como definiu a atriz Sarah Paulson em entrevista para o site da revista The Hollywood Reporter.

Poucos detalhes da trama foram revelados antes da estreia. O que se sabe é que este ano reunirá nomes da primeira temporada (Murder House) com os da terceira (Coven). Sarah Paulson, por exemplo, irá interpretar três personagens diferentes.

Muitos rostos conhecidos do fã de American Horror Story darão as caras em Apocalypse, como a lendária Jessica Lange, além de Taissa Farmiga, Connie Britton, Dylan McDermott, Emma Roberts e Billie Lourd, entre outros.

Atração que tem uma das bases de fãs mais fiéis do mundo da séries, American Horror Story já está renovada até a décima temporada.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.