Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEGUNDA CHANCE?

Documentário da Netflix humaniza Elize Matsunaga, assassina de herdeiro da Yoki

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Elize Matsunaga no documentário Era Uma Vez Um Crime, da Netflix

À Netflix, Elize Matsunaga deu sua primeira entrevista após o crime que chocou o Brasil

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 8/7/2021 - 6h30

Documentário da Netflix que estreia nesta quinta-feira (8), Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime humaniza a assassina de Marcos Matsunaga, seu marido e herdeiro da empresa Yoki. O Notícias da TV assistiu à série de quatro capítulos que deve dividir a opinião do público sobre a motivação da criminosa: ciúme da amante ou pura ganância?

Nascida em uma cidade do interior do Paraná, Elize era uma garota de programa que conheceu o empresário por um site de prostituição. Os dois se apaixonaram e decidiram constituir uma família sob duas promessas: de que ela deixaria a vida de meretriz e de que ele pararia de contratar prostitutas.

O suposto conto de fadas chegou ao fim em 2012, quando a paranaense descobriu que o marido tinha uma amante há mais de dois anos. Após confrontar o CEO da Yoki, Elize Araújo Kitano Matsunaga deu um tiro fatal no pai de sua filha pequena dentro do apartamento em que moravam, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.

Para tentar se safar do crime, a ex-enfermeira cortou o corpo de Marcos em vários pedaços, que foram colocados em sacos plásticos e malas de viagem e depois descartados separadamente em uma mata afastada.

Na época dos fatos, a morte chocou o Brasil e repercutiu na mídia devido à brutalidade do assassinato e por se tratar de um milionário aparentemente inofensivo. A criminosa confessou o crime e foi condenada à 19 anos, 11 meses e um dia de prisão em regime fechado. 

À Netflix, Elize Matsunaga deu sua primeira entrevista a uma empresa de mídia em 2019, sete anos após a fatalidade e quando ela fez sua primeira "saidinha" do presídio --um direito concedido após a pena ser progredida para o regime semiaberto.

De cara limpa, a condenada reencontra sua tia e avó, vai a um salão de beleza e dá chorando seu depoimento, no qual conta sua versão da história. Com isso, a série documental humaniza a assassina do herdeiro da Yoki e deixa o público em dúvida sobre quais foram suas reais motivações.

Enquanto a promotoria e os advogados da família Matsunaga acusam a criminosa mais uma vez de dar o golpe do baú e matar o parceiro por interesse na herança, os defensores legais e parentes da loira justificam seus atos como um crime movido pela emoção. 

Além disso, por falar pela primeira vez e olhando diretamente para as câmeras, Elize se aproxima dos telespectadores, que ficarão curiosos para ouvir o que ela tem para dizer. Talvez ela consiga sensibilizar até o ponto de mudar a visão estereotipada de que foi uma matadora cruel, dando lugar a uma mulher que foi ao extremo apenas por ciúme e medo do marido. 

Confira o trailer da série documental Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime, que estreia nesta quinta


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.