Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÉRIE DO SUPERMAN

De Lucifer a tráfico sexual: Como está o elenco dez anos depois do fim de Smallville

Divulgação/The CW

Tom Welling em cena de Smallville

Tom Welling na última cena de Smallville; capítulo final da série foi ao ar nos Estados Unidos há dez anos

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 13/5/2021 - 6h50

Há exatos dez anos, ia ao ar na rede The CW o último episódio de Smallville (2001-2011), série responsável por apresentar Superman a uma nova geração de fãs que não consumia quadrinhos ou tinha idade para ter aproveitado a febre dos filmes protagonizados por Christopher Reeve (1952-2004) entre os anos 1970 e 1980.

Estrelada por Tom Welling no papel de Clark Kent, ela é considerada a semente que foi plantada e culminou no surgimento do chamado Arrowverse, universo compartilhado de Arrow (2012-2020), The Flash e Supergirl. Uma década depois do encerramento, o legado continua em pé, mas seu elenco teve destinos diferentes: enquanto alguns estiveram em séries de sucesso, como Lucifer, outra se assumiu culpada por tráfico sexual.

Além de Welling, o elenco principal era formado por Michael Rosenbaum (Lex Luthor), Kristin Kreuk (Lana Lang), Annette O'Toole (Martha Kent), John Schneider (Jonathan Kent), Allison Mack (Chloe Sullivan), John Glover (Lionel Luthor) e Sam Jones III (Pete Ross).

Nos anos seguintes, entre saídas e chegadas, a história da transformação de um ainda adolescente Clark em Superman ganhou rostos novos. Erica Durance foi apresentada como a icônica Lois Lane, que viria a ser o par romântico do Homem de Aço, e Justin Hartley, mais conhecido como o Kevin Pearson de This Is Us, deu vida a Oliver Queen/Arqueiro Verde antes da criação da série com Stephen Amell.

Com menos destaque que os principais integrantes do elenco, Cassidy Freeman foi escalada como a misteriosa Tess Mercer, enquanto Aaron Ashmore deu vida a duas versões diferentes de Jimmy Olsen.

Abaixo, confira por onde anda o elenco de Smallville dez anos após a conclusão da série:

DIVULGAÇÃO/THE CW/NETFLIX

Tom Welling em Smallville e Lucifer

Tom Welling

Grande astro da série, Tom Welling se tornou o rosto de Clark Kent antes de o personagem ter sido resgatado nos cinemas por Brandon Routh (Superman: O Retorno) e Henry Cavill (Homem de Aço). O ator foi o protagonista durante as dez temporadas da atração e é até hoje lembrado pelo papel.

Após o fim da produção, Welling deixou a sua imagem se distanciar da série e teve poucos trabalhos. No cinema, ele atuou em dramas como JFK, a História Não Contada (2013) e A Grande Escolha (2014). Em 2016, ele se aventurou no gênero de romance ao integrar o elenco de A Escolha, adaptação de um dos livros de Nicholas Sparks.

Foi em Lucifer, sucesso da Netflix estrelado por Tom Ellis, que o ator voltou a uma produção mainstream. Ele deu vida a Marcus Pierce, o principal antagonista da terceira temporada. Mas seu retorno triunfal aconteceu em 2019, com uma participação que deixou os velhos fãs de Smallville em êxtase.

Welling voltou a interpretar a sua versão de Clark Kent no especial Crise nas Infinitas Terras, um crossover entre todas as séries da The CW que compõem o Arrowverse. Ao lado de Erica Durante, ele finalmente revelou o que aconteceu com o seu personagem anos após o fim da atração.

Em 2020, ele estrelou a minissérie Professionals ao lado de Brendan Fraser (franquia A Múmia). Apesar de sua exibição ter ocorrido em países da Europa e Oceania, a atração permanece inédita no Brasil.

DIVULGAÇÃO/THE CW/LIONSGATE

Antes e depois de Michael Rosenbaum

Michael Rosenbaum

Intérprete do vilão Lex Luthor, Michael Rosenbaum foi o grande antagonista de Smallville durante sete temporadas. Cansado de tentar conquistar o mundo e disputar o amor de Lana Lang com Clark na série, o ator pediu para deixar a atração e buscar novas oportunidades na carreira. Ele só retornaria em 2011, para participar do último episódio.

Após deixar o elenco, o astro se dividiu em trabalhos como ator, diretor, roteirista e produtor. Ele atuou em filmes de baixo orçamento e até se arriscou como dublador em animações da DC Comics/Warner. Rosenbaum também ganhou uma série para chamar de sua, e foi o protagonista nas duas temporadas da cancelada Impastor (2015-2016).

No cinema, ele fez uma pequena participação como o alienígena Martinex em Guardiões da Galáxia 2. Apesar de no Universo Marvel o personagem ter pouca importância, ele é uma figura clássica dos quadrinhos que inspiraram os filmes.

Assim como Welling, Rosenbaum foi sondado para retornar como Lex Luthor no especial do Arrowverse, mas dificuldades para um acerto financeiro o deixaram de fora. Atualmente, ele é o apresentador do podcast Inside of You, no qual ele entrevista diversos artistas e celebridades da indústria do entretenimento.

DIVULGAÇÃO/THE CW/CBC

Kristin Kreuk pouco mudou

Kristin Kreuk

Kristin Kreuk fez diversos adolescentes se apaixonarem ao viver Lana Lang, a vizinha e o primeiro amor de Clark Kent. Assim como Rosenbaum, a atriz deixou a série ao final da sétima temporada, retornando em um arco de cinco episódios no oitavo ano para encerrar a sua história.

A carreira de Kristin dava a impressão de que iria decolar após o sucesso em Smallville. Ela ganhou o papel de Chun-Li em Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (2011), segunda adaptação ao cinema do icônico game da Capcom, mas que foi um desastre de público e crítica.

Em 2010, ela atuou em cinco episódios da comédia Chuck (2007-2012) como interesse amoroso do personagem vivido por Zachary Levi, e ganhou uma série para chamar de sua ao ser escalada para uma releitura de A Bela e a Fera (2012-2016).

Aos 39 anos, Kristin encerrou recentemente o seu trabalho em Burden of Truth (2018-2021), série canadense exibida na rede CBC e ainda inédita no Brasil.

DIVULGAÇÃO/THE CW/HBO

Allison Mack perdeu a carreira

Allison Mack

Allison Mack foi a única do elenco original de Smallville a permanecer na série durante as dez temporadas ao lado de Tom Welling. Criada especialmente para a TV, Chloe Sullivan começou com uma estudante nerd amiga do protagonista e foi ganhando cada vez mais espaço ao longo dos anos.

Com o fim da atração, a atriz chegou a ter participações em outras produções, como Wilfred (2011-2014) e American Odissey (2015), mas o seu nome voltou a ganhar holofotes apenas nas páginas policiais da imprensa.

Em 2018, Allison foi acusada de integrar uma seita responsável pelo tráfico sexual de mulheres comandada por pelo guru Keith Raniere, líder do grupo de autoajuda NXIVM (lê-se Nexium). A ex-estrela era uma das principais cabeças da quadrilha e ajudou a enganar diversas jovens durante anos.

No ano seguinte, ela se declarou culpada das acusações e atualmente aguarda a sua sentença --o julgamento foi adiado por causa da pandemia. A história da seita de Raniere foi contada na série documental The Vow e exibida no canal premium HBO.

REPRODUÇÃO/THE CW/AMC

Os anos chegaram para John Glover

John Glover

O experiente John Glover já tinha uma carreira estabelecida na indústria antes de ser escalado como Lionel Luthor em Smallville. Com cinco indicações ao Emmy, o ator interpretou o vilão e pai de Lex em 145 episódios distribuídos entre dez temporadas.

Como Lionel ia e voltava como personagem regular da série, Glover conseguiu equilibrar seu trabalho em Smallville com participações em Heroes (2006-2010), Numb3rs (2005-2010) e Brothers & Sisters (2005-2011). Em seguida, ele deu vida ao promotor Jared Andrews em quatro episódios do sucesso The Good Wife (2009-2016).

Nos últimos anos, Glover intercalou trabalhos na TV e no cinema. Ele viveu Sr. Sivana em Shazam! (2019) e retornou como Jared Andrews em The Good Fight, spin-off de The Good Wife. Atualmente, ele integra o elenco de Fear the Walking Dead como Teddy, personagem introduzido na sexta temporada.

REPRODUÇÃO/THE CW/NETFLIX

Annette O'Toole em Smallville e Virgin River

Annette O'Toole

A adorável Martha Kent, mãe de Clark, já havia feito parte de uma produção da DC muitos anos antes da série. Annette tinha interpretado Lana Lang em Superman 3 (1983), o terceiro filme da franquia estrelada por Christopher Reeve.

A atriz, que tem uma indicação ao Oscar de melhor canção original no filme Os Grandes Músicos (2003) deixou o elenco de Smallville após a sexta temporada, quando Clark e o elenco mais jovem começaram a passar mais tempo em Metrópolis do que na cidade que dá nome à série. Ela ainda retornou para quatro episódios, incluindo o derradeiro.

Desde o fim da atração, Annette colecionou trabalhos na TV. Ela fez participações em Halt and Catch Fire (2014-2017), Kidding (2018-2020), e O Justiceiro (2017-2019), uma das séries da Marvel exibidas na Netflix.

Desde 2019, ela interpreta a prefeita fofoqueira Hope McCrea de Virgin River, novelão da gigante do streaming que virou sensação nos Estados Unidos ao superar a audiência de The Crown durante algumas semanas.

REPRODUÇÃO/THE CW/OWN

O charmoso John Schneider

John Schneider

Patriarca da família Kent, Jonathan conquistou os fãs com o seu estilo paizão parceiro e bondoso. Um dos pilares de Smallville em seus primeiros anos, John Schneider deixou o elenco no 100º episódio, o 12º da quinta temporada, quando seu personagem morreu de forma trágica.

Apesar de ter retornado para se despedir no último ano da série, Schneider foi o integrante do elenco que mais se manteve ocupado após deixar a produção. Ele intercalou papéis em Barrados no Baile: A Nova Geração (2007-2012), Desperate Housewives (2004-2012) e A Vida Secreta de uma Adolescente Americana (2008-2013).

Fora das séries, o ator de 61 anos participou de nada menos do que 36 filmes desde 2013 --todos de baixo orçamento ou produzidos direto para a TV. Nesse meio tempo, ele ainda arranjou espaço na agenda para atuar em 135 episódios da novela The Haves and the Have Nots, exibida no serviço de streaming OWN.

DIVULGAÇÃO/THE CW

Erica Durance no multiverso de Superman

Erica Durance

Desde a sua introdução, no primeiro episódio da quarta temporada, Erica Durance roubou a cena com a sua versão de Lois Lane. Destinada a ser o grande amor da vida de Clark, a personagem manteve a sua história ativa e interessante mesmo quando Lana ainda estava no jogo.

Com o fim de Smallville, Erica fez participações especiais no drama legal Harry's Law (2011-2012) e no flopado reboot de As Panteras (2011), até ganhar o seu primeiro papel como protagonista na TV em Saving Hope (2012-2017), no qual interpretou a médica Alex Reid.

Nos últimos anos, ela voltou a fazer parte do universo de Superman ao integrar o Arrowverse na pele de Alura Zor-El, a mãe biológica de Kara (Melissa Benoist) em Supergirl. Mesmo com a morte da personagem, ela retornou para uma participação especial como a Lois de Smallville ao lado de Tom Welling no especial Crise nas Infinitas Terras.

REPRODUÇÃO/THE CW/INSTAGRAM

O esquecido Sam Jones III

Sam Jones III

O rosto do ator é mais reconhecido por aqueles que acompanharam Smallville desde o início. Sam Jones III foi o responsável por viver Pete Ross, melhor amigo de Clark, nas três primeiras temporadas da série.

Com a sua saída ofuscada pela chegada de Erica Durance, Pete sequer foi citado na trama até o seu inesperado retorno para uma participação na sétima temporada.

Assim como Pete, a carreira de Jones também não decolou depois do fim de Smallville. O ator chegou a fazer aparições esporádicas no drama médico E.R. (1994-2009) e integrou o elenco da comédia Blue Mountain State (2010-2011). Após passar dois anos preso nos EUA por porte de drogas, ele tem se dedicado a projetos independentes.

DIVULGAÇÃO/THE CW/NBC

Justin Hartley continua galã

Justin Hartley

O bonitão Oliver Queen foi introduzido inicialmente na sexta temporada de Smallville como um milionário galanteador que parecia um garoto mimado de dia, mas lutava contra o crime como o mascarado Arqueiro Verde à noite. Justin Hartley foi o escolhido para viver o herói muito antes de alguém sequer saber o nome de Stephen Amell.

Enquanto suas aparições na série representavam apenas alguns episódios, ele passou a fazer parte do elenco regular no oitavo ano, com as saídas de Michael Rosenbaum e Kristin Kreuk. O personagem permaneceu na série até o final como o grande aliado de Clark na luta contra o mal.

O fim da série deixou Hartley livre para buscar uma ascensão na carreira. Após fazer parte do elenco da fracassada Emily Owens M.D. (2013), ele girou com pequenas participações até ser escalado como Patrick Osbourne na queridinha do público Revenge (2011-2015).

O ator voltou a fazer parte do elenco da clássica novela norte-americana The Young and the Restless, interpretando o galã Adam Newman durante 185 episódios. A grande virada na sua vida, contudo, viria com o seu retorno às séries.

Desde 2017, Hartley vive Kevin Pearson, um dos protagonistas do drama This Is Us, drama sensação dos últimos anos que coleciona indicações no Emmy e Globo de Ouro. Atualmente em sua quinta temporada, a série tem encerramento marcado para 2022.

REPRODUÇÃO/THE CW/NETFLIX

Cassidy Freeman em Smallville e Longmire

Cassidy Freeman

As saídas de Michael Rosenbaum e John Glover deixaram aberta a vaga de personagem sombrio de Smalviile. O posto foi ocupado com a chegada de Cassidy Freeman como Tess Mercer, a herdeira da Luthorcorp introduzida na oitava temporada.

Durante os seus três anos na série, Cassidy navegou entre aliada e inimiga de Clark, mostrando também ser uma das vítimas do legado da família Luthor. O fim da série, porém, não deixou a atriz sem emprego.

Cassidy teve arcos importantes como atriz convidada em The Vampire Diaries (2009-2017) e NCIS: Nova Orleans antes de tentar a sorte no desastre Doubt (2017). Sua grande reviravolta veio com Longmire: O Xerife (2012-2017), uma das primeiras séries originais da Netflix e que ainda aparece no topo das mais maratonadas nos Estados Unidos mesmo três anos após o seu final.

Seu último trabalho foi em The Righteous Gemstones, comédia dramática da HBO que já teve uma segunda temporada encomendada pelo canal premium.

REPRODUÇÃO/THE CW/NETFLIX

Aaron Ashmore em 2011 e 2019

Aaron Ashmore

Irmão gêmeo de Shawn Ashmore (X-Men, The Boys), Aaron Ashmore foi introduzido na estreia da sexta temporada como Jimmy Olsen, personagem aliado de Clark Kent nas HQs e que ainda não havia feito a sua estreia na série. Mesmo com a sua chegada tardia, o jovem nerd é lembrado com carinho pelos fãs da atração.

Após Smallville, Ashmore atuou como parte do elenco de Warehouse 13 (2010-2013) e teve arcos especiais nas séries Testemunha Ocular (2008-2012) e Lost Girl (2010-2016), sem muito destaque.

O ator ainda rodou por alguns filmes feitos para a TV antes de retornar às séries em Designated Survivor (2016-2019). Logo depois, ele emplacou um dos personagens principais em Killjoys (2015-2019), série do canal pago SyFy, além de fazer participações na primeira temporada de Locke and Key, novo sucesso teen da Netflix.

As dez temporadas de Smallville estão disponíveis no catálogo do Globoplay.

TUDO SOBRE

Superman

The CW


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.