Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'ANIVERSÁRIO' DE 50 ANOS

De Inferno a pecados capitais: Conheça teorias macabras do seriado Chaves

FOTOS: REPRODUÇÃO/SBT

Chaves (Roberto Bolaños) e Seu Madruga (Ramón Valdés) conversando em cena do seriado Chaves

Teoria diz que Chaves (Bolaños), Seu Madruga (Ramón Valdés) e moradores da vila estão no Inferno

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 19/6/2021 - 6h35

Apesar de ter estreado como seriado de TV em fevereiro de 1973, Chaves tem como data de lançamento registrada no Google e em diversos sites o dia 20 de junho de 1971. Ou seja, a produção mexicana que marcou gerações de brasileiros completaria 50 anos neste domingo (20). Mas esse é apenas um dos mitos sobre a obra clássica de Roberto Gómez Bolaños (1979-2014), que é cercada de teorias macabras. Uma delas defende que os personagens estão condenados no Inferno, onde são atormentados por seus pecados.

Tudo começa pelo nome original da série: El Chavo del Ocho (Moleque ou Pivete do Oito, em tradução literal). O nome de Chaves nunca fui dito no seriado; o que se sabe é que ele chegou na vila com uma senhora desconhecida e que mora com ela na casa 8 (e não no barril).

Na teoria da conspiração, essa senhora seria a própria Morte, materializada por habitar o oito, que deitado vira o símbolo do infinito. Assim, todos naquele cenário da vila estariam presos em um ciclo de violência, acusações e rotina, como o fato de Seu Barriga (Édgar Vivar) sempre cobrar 14 meses de aluguel --nunca 15 ou 16, já que o tempo não passa no Inferno.

Os personagens seriam a representação dos pecados capitais e estariam condenados a ficarem naquele espaço pequeno e confuso. Os raros locais para onde vão, como restaurante, barbearia e parque, fazem parte desse ciclo.

Os demônios responsáveis pela tortura e pelas confusões geradas são aqueles considerados como os sete líderes do Inferno: Azazel (ira), Leviatã (inveja), Belphegor (preguiça), Belzebu (gula), Mamon (ganância e avareza), Asmodeu (luxúria) e Lúcifer (vaidade).

Condenação eterna

Os personagens reproduzem os comportamentos determinados pela tortura dos seus respectivos demônios.Seu Barriga, por exemplo, é o símbolo da avareza e tem influência de Mamon; ele paga pelos pecados que cometeu na vida ao receber uma pancada diária de Chaves em sua rotina.

Seu Madruga (preguiça), Quico (inveja), Chiquinha (ira), Professor Girafales e Dona Florinda (luxúria) e Chaves (gula) seriam outros exemplos dos pecados da vila macabra.

A bruxa do 71 e o gato chamado Satanás

Dona Clotilde (Angelines Fernández) representa a vaidade. Ela se preocupava muito com a aparência em vida e foi condenada a passar a eternidade como uma pessoa velha e comparada a uma bruxa. Por ter tido muitas conquistas viva, ela não arranjaria mais ninguém no local de tortura. Seu animal de estimação, Satanás, que é gato em alguns episódios e cachorro em outros, é o próprio Lúcifer que a acompanha.

Jaiminho (Raul Padilla), o carteiro, seria uma espécie de médium. As cartas que ele entregava eram mensagens dos vivos para os mortos, e a fadiga que ele sempre queria evitar teria como explicação o esforço feito para estabelecer a comunicação psicográfica. Sua cidade natal, Tangamandápio, representaria a Terra.

Personagens que aparecem apenas em alguns episódios, como Dona Neves (María Antonieta de las Nieves), os jogadores de ioiô, os alunos anônimos na escola, os clientes do restaurante, a plateia do Festival da Boa Vizinhança, o Sr. Furtado (José Antônio Mena) e outros coadjuvantes também seriam demônios colocados para dar uma ilusão de normalidade aos pecadores, que não sabem que estão pagando pela condenação em vida.

Algumas falhas dessa teoria, criada pelo escritor Ademir Luiz em 2011, são a viagem para Acapulco, o episódio da morte do gato de Quico (Carlos Villagrán) e as viagens feitas por alguns personagens para visitar parentes. As ligações da trama central, no entanto, não deixam de ser intrigantes.

Quando foi a estreia de Chaves, afinal?

A data de lançamento da série no México registrada no Google é 20 de junho de 1971, mas Chaves apareceu pela primeira vez apenas em maio de 1972, como uma esquete do programa Chespirito.

O Fórum Chaves, página que é referência do seriado no Brasil, afirma que a data errada é usada há muitos anos pela Televisa e pelo Grupo Chespirito como o lançamento do protagonista, mas não há nenhum registro dele na ocasião. O primeiro episódio de El Chavo del Ocho como atração solo de 30 minutos foi transmitido apenas em 26 de fevereiro de 1973.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.