A gente manda.
Você recebe.
Depois manda a real pra todo mundo.
SUCESSO
Divulgação/FX

Jeremy Allen White lidera o elenco de O Urso, série que quebrou recorde de vitórias no Emmy
A série O Urso é um fenômeno de audiência e de crítica para a Disney, mas tirá-la do papel foi um desafio para Eric Schrier, então presidente do setor de entretenimento do canal FX. Ele decidiu apostar alto na dramédia culinária e colocou o próprio emprego em risco ao encomendar a produção da primeira temporada --meses depois, foi promovido a chefe de todo o braço televisivo da Disney. "Disseram que ninguém ia assistir", cravou.
"É uma série muito bonita; mas, no papel, é sobre uma loja de sanduíches em Chicago. E não é bem uma comédia, tem mais elementos dramáticos, mas também não é um drama. Não tem nada em O Urso que seja muito distinto sobre ela", falou Schrier nesta quinta-feira (28) durante conversa no Rio2C.
O executivo foi a atração do painel Força Criativa: O Papel da América Latina no Futuro do Streaming da Disney e ressaltou que, às vezes, é necessário ir além do óbvio para conseguir o sucesso. Para provar isso, exemplificou com o caso inusitado de O Urso.
"É interessante, tinha uma mulher que trabalhava para mim na época, e ela chegou e me disse: 'Eu quero fazer essa série'. Eu li o roteiro e falei: 'Bem, o texto é bom, mas eu não sei se alguém vai querer assistir a isso'", lembrou Schrier, sem citar o nome da executiva em questão.
A mulher insistiu que O Urso valia a pena. "Ela falou: 'Eu acredito nesse criador [Christopher Storer] e acredito nessa série'. E eu disse: 'Ok, faça um piloto'. E aí ela foi e rodou um episódio piloto com a equipe e, quando voltou, o resultado estava fantástico!", elogiou o todo-poderoso da Disney Television Studios.
"Acho que é um bom exemplo de se arriscar e não ficar preso a regras do que uma coisa pode ser ou não ser", ressaltou Schrier, que listou vários motivos para que ela fracassasse: "Eu fiquei muito ansioso que, por melhor que O Usso fosse, ninguém ia vê-la. Era a primeira vez que lançávamos uma temporada inteira de uma vez. E a verba para o marketing da série era limitado."
"Chegou um momento em que eu pensei: 'Bem, vamos soltá-la no mundo. Ninguém vai assistir e ela vai desaparecer'. Mas eu disse para o meu chefe na época: 'Eu não me importo se ninguém assistir. Nós temos que produzir uma segunda temporada. E eu aposto o meu emprego para fazer uma'", contou ele. "Por sorte, eu não precisei fazer isso porque a série virou um sucesso."
Sucesso é pouco para descrever O Urso. A atração estreou com 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes, que compila críticas de diferentes veículos de mídia, e bateu duas vezes o recorde de comédia mais premiada no Emmy em um único ano --até ser superada por O Estúdio em 2025.
Para Eric Schrier, a lição é clara: "Às vezes você precisa defender aquilo em que acredita criativamente, assumir os riscos por algo que valha a pena. E aquela série foi, e é, algo muito especial".
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.