'ATOS MONSTRUOSOS'
DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO

Carol Garcia e Bianca Comparato em Tremembé; interpretar assassinas reais foi um desafio
Incorporar grandes "vilãs" da vida real foi um verdadeiro exercício de empatia para as atrizes escaladas para Tremembé, a nova série de true crime do Prime Video. Marina Ruy Barbosa, Carol Garcia e Bianca Comparato assumiram, respectivamente, os papéis de Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e Anna Carolina Jatobá. Mulheres condenadas por crimes brutais, mas que, segundo as atrizes, seguem humanas.
"É uma linha muito tênue. Eu sou uma atriz interpretando essa personagem. Então, o que eu procurei fazer foi me aprofundar, entender quem era essa mulher, criar essa mulher também, porque é uma ficção", explicou Carol Garcia em conversa com o Notícias da TV, na estreia da série no Festival do Rio.
Para a atriz, que interpreta a empresária que deu um tiro na cabeça do marido e o esquartejou, o maior desafio foi equilibrar o trabalho de ficção com a pessoa da vida real, sem transformar em uma imitação ou paródia enviesada.
"Não tem como a gente saber quem é aquela pessoa ali, então criei a partir dela, para não ficar nem uma cópia e nem um clichê raso, sem camada, então fui criando camadas a partir do que eu tinha de material", disse.
Tremembé é baseada nos livros Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido e Suzane: Assassina e Manipuladora, escritos pelo jornalista Ulisses Campbell, que também assina o roteiro. Para além dos livros, as atrizes também puderam contar com um vasto acervo da cobertura da imprensa sobre os casos --que, apesar de diversos entre si, possuem a semelhança de terem gerado comoção nacional.
Vale dizer que quase nunca a história foi contada pelas próprias condenadas. "Eu pesquisei muito sobre ela, e muito pelo o que as pessoas falavam dela, mas ela é muito discreta, tem pouquíssima coisa", ressaltou Bianca Comparato, sobre o desafio a mais que enfrentou ao interpretar Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella Nardoni (2002-2008), que foi assassinada em 2008.
Na série, Anna Carolina é retratada como uma excluída e perseguida dentro da "penitenciária dos famosos", justamente por ter sido presa após a enteada de cinco anos ser jogada da janela do sexto andar. Um crime que chocou até as próprias colegas de cárcere.
"Eu não sabia, por exemplo, que ela não tinha nenhum amigo no Tremembé, dizem que ela era muito solitária, que lia muito, ficava lá no canto dela. Eu também não sabia que a única amiga dela lá dentro era a Suzane, e só aprendi fazendo a série. Elas eram amigas, era a única pessoa que acolheu a Jatobá lá dentro", disse Bianca à reportagem.
Todos os personagens são humanos, que cometeram atos monstruosos, e é isso que faz a pessoa também querer ver essa série
Para a atriz, foi necessário trabalhar uma certa "dualidade". Afinal, mesmo quase duas décadas depois, Anna Carolina nunca admitiu ter tido envolvimento no crime. "O que eu trabalhei muito foi a dúvida, porque ela é acusada de um crime e condenada por um crime que ela nega até hoje", explicou.
A produção também terá entre seus personagens figuras como Alexandre Nardoni e os irmãos Cravinhos. O papel de Nardoni ficou com Lucas Oradovschi, ator que já se destacou em novelas como Vai na Fé (2023). Dividindo a cena com Marina Ruy Barbosa, Felipe Simas vive Daniel Cravinhos, e Kelner Macêdo interpreta Christian Cravinhos, ambos também condenados em 2002 pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen.
A caracterização da ruiva --que abandonou os fios loiros na última semana-- chamou a atenção na internet, assim que as primeiras fotos da atriz como Suzane von Richthofen foram reveladas. O papel já foi anteriormente vivido por Carla Diaz na trilogia A Menina Que Matou Os Pais (2021), em três filmes que adaptam a história de Suzane também para o Prime Video.
"Eu acho que aqui a gente é uma parte pequena de uma grande engrenagem. Foram 1.700 pessoas trabalhando nesse projeto. Mais uma vez, a gente mostrando para o mundo o nosso audiovisual, a nossa cultura, as nossas referências, o que a gente sabe fazer. E que a gente tem muito para mostrar para o mundo. Então, acho que isso é uma conquista de todos", valorizou Marina Ruy Barbosa na noite de estreia.
Também aparecem no elenco Anselmo Vasconcelos, como o ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a mais de 180 anos por crimes sexuais contra pacientes, e Letícia Rodrigues, que interpreta Sandrão, presidiária que manteve relacionamentos dentro da cadeia tanto com Elize quanto com Suzane.
A direção geral é de Vera Egito, que também assina o roteiro ao lado de Ulisses Campbell, Juliana Rosenthal, Thays Berbe e Maria Isabel Iorio. A direção dos episódios é de Daniel Lieff.
Todos os episódios serão lançados em 31 de outubro de 2025. A série é produzida pela Paranoid para o Amazon MGM Studios. Veja o trailer:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.