Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUSANINHA

Após 52 anos de carreira na Globo, Susana Vieira vira robô em nova série

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Susana Vieira sentada em sofá, com mão levemente no queixo, sorriso de boca fechada, olha para câmera

Susana Vieira em entrevista a programa de emissora portuguesa; atriz está em série da Globo

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 7/7/2022 - 6h30

Em 52 anos de trajetória na Globo (e 60 anos de carreira na televisão), Susana Vieira já foi quase tudo: vilã, mocinha, heroína, participante de competição, conselheira e até apresentadora. Mas ela ainda não havia transcendido para um setor: o da inteligência artificial. A atriz de 79 anos interpreta uma robô, apelidada de Susaninha, na série Novelei, produzida pela Globo em parceria com o YouTube.

Essa é a primeira atração de TV em que Susana Vieira atua desde o início da pandemia --até então, seu trabalho mais recente como atriz havia sido em Éramos Seis (2019).

Ela fala com empolgação sobre sua personagem em Novelei. Susaninha é uma inteligência artificial do tipo que sabe responder a todas as perguntas que lhe são feitas e é especialista em um assunto: novelas.

Na série de humor, todas as novelas sumiram, e cabe a Susaninha dar a alguns criadores de conteúdo as informações sobre grandes produções da teledramaturgia, para que eles recriem cenas icônicas. 

"Muito obrigada por ter me colocado como robozinho", disse Susana a Bia Braune, criadora da série. "Esse papel eu nunca tinha feito. Amei. Foram novas aulas, novas vidas", complementou.

Segundo ela, a personalidade de Susaninha é como de uma pessoa que acompanha as novelas com fervor e gosta de opinar sobre tudo. "Achei muito engraçado, me comporto como noveleira na vida real", comentou. 

Como se trata de uma inteligência artificial, Susana não aparece tanto: ela gravou mais locuções, pois sua voz sai de dentro de uma caixa de som. O processo de gravação foi diferente e um tanto confuso para a atriz, mas ela se sentiu recompensada ao retornar aos Estúdios Globo após tanto tempo de distanciamento e reencontrar um velho amigo (que também faz parte do elenco). 

"Tudo foi inusitado. O modo de gravar foi diferente. Eu gravei na minha casa, não entendia direito por que estava gravando em casa. Depois, quando fui para o estúdio, aconteceu outra coisa. Minha aparição é misteriosa. A parte mais fantástica foi quando abri uma porta secreta e entrou o Tony Ramos. Foi lindo", lembrou ela.

Novelei terá nove episódios (um por semana), e em cada um deles criadores de conteúdo da internet vão recriar cenas de novelas clássicas, como Vale Tudo (1988) e Avenida Brasil (2012). O elenco conta com nomes como Paulo Vieira, Gusta Stockler, Livia La Gatto, entre outros. A série estreia no canal da Globo no YouTube, às 20h, no próximo dia 11.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.