Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CHURRASQUEIROS

Em reality, chef desce do pedestal e enfrenta participantes no calor da brasa

DIVULGAÇÃO/SPACE

Imagem do chef Rick Bolzani orientando participantes do reality show Churrasqueiros, do Space

Rick Bolzani (centro) orienta participantes do Churrasqueiros, novo reality show do Space

ERICK MATHEUS NERY e LUCIANO GUARALDO

erickmatheusnery.jor@gmail.com

Publicado em 23/10/2021 - 6h40

Um bom churrasco faz parte da tradição do brasileiro. Porém, enfrentar uma disputa no calor da brasa e ainda competir contra um profissional não é uma tarefa para qualquer um. No Churrasqueiros, reality do Space que estreia neste sábado (23), o chef Rick Bolzani avalia uma dupla de amadores e, em seguida, compete contra o vencedor deste duelo para descobrir quem cozinha melhor.

"Realmente, foi uma dinâmica prova de fogo full time [em tempo integral], tive que ficar ali em cima. Na hora que ia participar, era uma surpresa também, pois só sabia o que os competidores do primeiro duelo iam fazer. É óbvio que em qualquer competição, ainda mais uma disputa ali, pau a pau, dá uma ansiedade muito grande, aquela secada na boca", detalha Bolzani ao Notícias da TV.

Um dos principais diferenciais do formato, que também conta com versões no México, Argentina e Chile, é o embate entre o amador e o chef, dinâmica rara nos realities de gastronomia. No entanto, o churrasqueiro paranaense avisa que não viu problema em sair da sua posição de avaliador e se colocar à prova contra os participantes.

"Essa parte do pedestal, vamos dizer assim, me coloco um pouco diferente da maioria, porque sou uma pessoa simples, que interage e conversa com todo mundo. A parte de ter que me submeter a fazer alguma coisa junto com o amador foi tranquila e muito mais divertida até. O receio de perder, de ser derrotado, não me incomodava", pontua.

Dava uma ansiedade danada em falar assim: 'Poxa vida, e se não conseguir realizar meu prato muito bem? Se o cara for muito forte, um monstrão do churrasco e da cozinha que ninguém conhece?'. Realmente, é um pouco a parte da ansiedade de ser julgado por estar junto com um amador. Mas me colocava junto, de igual para igual. Então, dei uma relaxada quanto a isso de ser um chef de eventos e tudo mais. Dava uma segurada para me colocar na mesma altura deles.

Por causa da pandemia da Covid-19, a disputa foi gravada em um ambiente restrito e não contou com algumas tradições do formato, como as viagens para diferentes cidades, que teriam as particularidades de suas gastronomias regionais mostradas na TV. Além disso, no programa original, o duelo entre o chef e o amador é avaliado por uma banca formada por moradores locais, que experimentavam os pratos às cegas.

Na versão nacional, a solução encontrada foi colocar o perdedor do duelo de amadores para julgar os pratos no embate final. Porém, Bolzani não se intimidou com a dinâmica e aproveitou para assustar os participantes ao longo dos episódios: "Todo mundo que cozinhou ali fez muito bem, mas era legal dar esse tapa com luva de pelica neles para deixá-los um pouco nervosos antes de dar o meu veredito. Era bem engraçado até, ver eles com a boca tremendo de nervoso, de tensão".

Bastidores do reality

Silvia Fu Elias, diretora sênior de conteúdo da WarnerMedia, revela que o desejo de realizar a versão nacional do reality surgiu antes da pandemia: "Lançaram no México, mas nós assistimos e falamos: 'Por que a gente não começou no Brasil?'. Temos essa tradição do churrasco muito grande aqui".

"A pandemia atrasou muito, mas falamos que valia a pena fazer alguma coisa de culinária, com esse perfil de juntar pessoas. Só que tivemos que adaptar a questão para gravarmos em apenas um local, de não ter muitas pessoas externas", justifica.

No entanto, ela mesma admite que colocar o perdedor para julgar o embate final não foi a melhor escolha. "Não é justo com o Rick, né? A pessoa podia estar magoada com ele, a hora da vingança, mas ele tira de letra. Nos outros países, tiveram chefs que falaram: 'Como assim vou ser julgado? Eu não vou ensinar?'. A gente teve essa realidade", revela.

A executiva adianta que uma segunda temporada está em desenvolvimento e que o novo ano contará com mudanças, como a inclusão das viagens e a inserção de mais avaliadores nos embates.

O Churrasqueiros estreia neste sábado (23), às 22h30, no Space. No domingo (24), a partir do meio-dia, o conteúdo será disponibilizado no YouTube do canal por assinatura.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.