NUNCA É TARDE
REPRODUÇÃO/NETFLIX

Fátima Taffo na cabine do Casamento às Cegas Brasil: participante mais velha sofreu etarismo
A quinta temporada de Casamento às Cegas Brasil se dá bem ao trazer um elenco formado apenas por pessoas com mais de 50 anos. A maior experiência na vida amorosa faz com que os participantes sejam mais assertivos em suas escolhas, sem muito tempo para joguinhos. Entretanto, o reality show não consegue evitar que o etarismo atrapalhe a dinâmica --que deveria deixar de lado justamente tais questões.
Logo no início dos primeiros episódios, que chegaram ao catálogo da Netflix nesta quarta (10), um homem já admite que acreditava que só encontraria no programa candidatas na casa dos 50.
[Atenção: este texto contém spoilers da nova temporada]
A presença de Fátima Taffo, de 70 anos, entre as participantes escancara o preconceito ainda existente com mulheres mais velhas --mesmo que do outro lado da cabine só estivessem pretendentes 50+.
Não foram poucos os homens que tiraram a aposentada do ranking de preferências após descobrir a idade dela, sem ter sequer a oportunidade de realmente conhecê-la melhor e tentar formar uma conexão.
Mas outros tipos de apego à aparência física voltam a aparecer na fase do confinamento, mesmo que a principal regra da atração, desde a primeira temporada, seja ignorar tudo isso.
Um dos homens até desiste do noivado no face a face quando vê sua escolhida --algo que só havia acontecido até então com Amanda Souza na segunda temporada. Coincidência ou não, a participante em questão também não é uma mulher "padrão".
Outro participante confessa que não gostaria de ficar com uma mulher nem "fininha, magra, seca" nem "tão exagerada que não aguente" --o que já acende o alerta na candidata à noiva.
Mas as mulheres também não estão livres de preconceitos, já que uma delas demonstra receio quanto às vestimentas usadas pelo possível futuro companheiro --deixando claro que não aprova o uso de saias por homens.
Depois da resolução dos triângulos e quadrados amorosos --com uma agilidade muito maior do que nas outras edições--, seis casais são formados na fase das cabines e vão para o primeiro encontro no face a face.
Porém, com a desistência de um noivo, apenas cinco viajam para a lua de mel em Trancoso (BA): Nívia Gälego e Ricardo Zanardo; Eliane Neri (a Lica) e Leonardo Vicentini; Silvia Malanzuki e Rivo Abreu; Lucielma Cardeal e Mario Roberto; e Aidê Torres e Edmilson Assis.
Mais quatro episódios serão disponibilizados no próximo dia 17, mostrando a continuação da lua de mel e a convivência dos casais. Já os dois capítulos finais, com as cerimônias de casamento, estreiam em 24 de setembro.
Assista ao trailer da quinta temporada:
O formato é o mesmo tanto na versão brasileira quanto nas estrangeiras, como a de Estados Unidos, Reino Unido, Argentina, França, México, Suécia, Alemanha e Japão.
Os participantes conversam em cabines isoladas, sem poder ver quem está do outro lado. O objetivo principal é estabelecer uma conexão emocional, sem levar em conta a aparência física do candidato.
Após dez dias de conversas nesse confinamento, cinco casais são formados. Depois do pedido de casamento, eles se encontram pessoalmente e passam para a fase da lua de mel.
Depois da viagem para algum lugar paradisíaco, os casais vão morar juntos durante algumas semanas. É geralmente nessa etapa que os principais conflitos aparecem. Por fim, eles sobem ao altar e decidem se seguirão juntos ou terminarão o relacionamento.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.