EDGAR MOURA BRASIL
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM e TV GLOBO

Edgar Moura Brasil e Odete (Debora Bloch): viúvo do autor de Vale Tudo (1988) detonou remake
Viúvo do autor Gilberto Braga (1945-2021), o decorador Edgar Moura Brasil rasgou o verbo contra o remake de Vale Tudo e apontou os piores erros na nova versão. Ele afirmou que Manuela Dias, responsável pela adaptação, estragou o tema central da obra de 1988, que refletia sobre honestidade no Brasil, e ainda transformou personagens tão bem construídos em pessoas incoerentes.
Moura apontou que o pior erro da autora do remake foi transformar a vilã Odete Roitman completamente. "Uma personagem tão rica quanto Odete virou uma louca, inconsequente, praticamente uma serial killer ninfomaníaca", disparou ele em entrevista à colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
Ele defendeu que a bilionária criada por Braga, em parceria com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004), era humana e complexa, apesar de toda a maldade.
"Ela jamais deixaria um filho morrer nem viver em uma choupana. Gilberto jamais teria construído personagens tão tacanhos e incoerentes", complementou.
Edgar afirmou que a nova versão "não teve nenhum respeito" pela obra original e ainda alegou que as mudanças promovidas destruíram a ideia que tornou Vale Tudo a novela das novelas.
O decorador viveu 48 anos ao lado de Gilberto Braga, e disse que, se o autor estivesse vivo, não teria gostado do remake. "Faltou talento, humildade e refinamento a Manuela Dias para lidar com uma obra de tamanha importância", ponderou.
Não foi a primeira vez que Edgar Moura Brasil falou abertamente sobre sua opinião com relação ao remake de Vale Tudo. No começo deste mês, ele usou suas redes sociais para abrir ao público o fato de não ter gostado da nova versão do folhetim.
"Manuela Dias não teve lastro nem intimidade intelectual para fazer um remake da monta de Gilberto Braga", escreveu ele, em seu perfil oficial do Instagram. Além disso, Moura Brasil ainda compartilhou a logo da nova versão bloqueada com um emoji de X.
Ele recebeu apoio até de atores da primeira versão, como Fábio Villa Verde, que interpretou Thiago --papel que hoje é de Pedro Waddington. "Para quem teve a honra de participar da primeira versão, essa agora é praticamente outra obra", iniciou.
"Guardo com muito carinho a nossa obra do Gilberto, Leonor e Aguinaldo, grandes mestres. Gratidão por ter feito parte do elenco que até hoje é inesquecível", acrescentou.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10
[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso]
Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.