Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Luiz Antônio do Nascimento

Vinte anos depois, por onde anda o Buscapé de O Cravo e a Rosa?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Adriana Esteves, caracterizada como Catarina, segura o braço direito de Luiz Antônio do Nascimento, o Buscapé, enquanto aponta para frente em cena de O Cravo e a Rosa; o menino encara a madrinha na ficção, sério

Luiz Antônio do Nascimento, o Buscapé de O Cravo e a Rosa, fez seu último papel na TV em 2012

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 27/1/2022 - 19h01

Buscapé de O Cravo e a Rosa, Luiz Antônio do Nascimento estreou na televisão na novela de Walcyr Carrasco, em 2000. O afilhado de Catarina (Adriana Esteves), simpático e sempre envolvido nas tramoias da madrinha, ganhou o público. Porém, o ator não continuou na televisão: hoje, ele é administrador da L2 In Cena, escola de teatro que fica no Rio de Janeiro.

O folhetim nunca explicou a origem de Buscapé. O menino, porém, era muito agradecido a Catarina. Tanto que ele não hesitava em fofocar qualquer coisa que achasse que a "fera" deveria saber.

É graças ao adolescente, por exemplo, que a feminista separa Bianca (Leandra Leal) e Heitor (Rodrigo Faro) diversas vezes. Também é por causa dele que ela flagra o então ex-noivo, Petruchio (Eduardo Moscovis), beijando outra na porta de sua casa.

Na vida real, o artista, de certa forma, também é adepto de "transmitir informação". Ele administra uma escola de teatro ao lado da mulher, Lívia Santiago --que conheceu aos 13 anos, idade que tinha quando gravou a novela reprisada na nova faixa de horários da Globo.

"Nos conhecemos na época de O Cravo e a Rosa e, um tempo depois, nos reencontramos e não nos largamos mais. A escola nos permite experimentar muito. No início, escrevemos esquetes e depois, espetáculos inteiros", declarou o artista em entrevista à Patrícia Kogut, do jornal O Globo, em 2018.

Hoje com 34 anos, o famoso também se dedicou a um livro infantil, As Aventuras de Floras e Espeto, lançado em 2021. 

Apesar do afilhado de Catarina ser seu papel mais conhecido --"as pessoas me param na rua para falar do Buscapé até hoje", enfatizou o ator--, seu papel em A Padroeira (2001) representou um desafio à parte.

"Eu era o Damião, que conversava com a Nossa Senhora Aparecida e era o irmão do Dom Fernão de Avelar, personagem do ator Maurício Mattar, que não aceitava ter um irmão negro", contou, em entrevista para a Revista Raça.

Na mesma reportagem, o artista revelou que entrou no universo artístico pelo futebol. Ele jogava pelo Vasco --apesar de ser flamenguista-- quando foi convidado para um teste para um comercial, cuja produção precisava de meninos que jogavam bola. 

Luiz Antônio do Nascimento deixou a televisão há cerca de dez anos, mas ainda fez Chocolate com Pimenta (2003) e três temporadas de Malhação. A mais recente foi Malhação Conectados (2012), como Janjão, um capanga chantageado pelo vilão Moisés (Alejandro Claveaux).

Exibida depois do Jornal Hoje, na Globo, O Cravo e a Rosa é inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare (1564-1616) e foi exibida pela primeira vez em 2000.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em O Cravo e a Rosa e em outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.