Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MORTE TRÁGICA

A Vida da Gente: Antes do infarto, Lui estava com azia; veja outros sintomas

Reprodução/TV Globo

Marat Descartes interpreta Lui em A Vida da Gente, novela das seis da Globo

O músico Lui (Marat Descartes) morrerá durante uma viagem que fará a trabalho em A Vida da Gente

LARA DEUS

lara@noticiasdatv.com

Publicado em 19/6/2021 - 18h04

No episódio de A Vida da Gente deste sábado (19), Lui (Marat Descartes) morrerá após ter um infarto durante uma viagem. O ataque cardíaco parecerá que veio de repente, mas o músico já dava sinais do problema. No momento da despedida de Francisco (Victor Navega) e Nanda (Maria Eduarda de Carvalho), ele comentou que sentia azia, desconforto que está associado ao mal súbito. 

Antes de sair para sua turnê, o marido de Nanda foi convidado para se sentar à mesa com a família. "É que eu ando meio ruim do estômago. Uma queimação, acho que é azia", reclamou, negando o café da manhã.

De acordo com Marcelo Cantarelli, médico cardiologista do Grupo Angiocardio, o desconforto estomacal pode ser um dos sintomas de infarto devido à localização do coração.

"O órgão repousa sobre o diafragma. A obstrução da artéria coronária direita, algumas vezes de um ramo da coronária esquerda, provoca o infarto inferior. Na maioria das vezes, o infarto da parede inferior do coração pode produzir a dor na região do estômago por essa proximidade do diafragma", explica. 

Azia e infarto

A azia relacionada ao infarto parece muito um desconforto digestivo inocente. Ela é sentida na "boca" do estômago, mas pode se espalhar para o peito e seguir para o braço esquerdo ou para as costas. Outra diferença é que essa dor não melhora com troca de posição nem com remédios. 

Junto com esse sinal, vêm outros sintomas de infarto mais comuns: 

  • Suor frio
  • Falta de ar
  • Cansaço
  • Fadiga
  • Tontura

Assim como Lui, muita gente não associa os incômodos com um problema sério de cara, o que pode aumentar as chances de ter o mesmo fim do personagem. "O melhor a fazer é o mais rápido possível ir ao hospital, porque em quanto menos tempo você receber o tratamento, maior é a chance de sobreviver", alerta o médico Marcelo Cantarelli. 

Infarto aos 43 anos

No capítulo que vai ao ar na segunda-feira (21), Nanda vai mostrar toda sua revolta com a morte do marido. "Eu achei que valia tudo por esse cara. Eu engoli esse meu gênio insuportável, meu cinismo. E o que acontece? O cara simplesmente morre aos 43 anos de idade", dirá a irmã de Rodrigo (Rafael Cardoso) a Celina (Leona Cavalli). 

Na tentativa de acalmá-la, a médica responderá que não era possível saber o histórico familiar de Lui, mas será retrucada pela viúva em fúria: "O pai dele tá vivo até hoje!".

A personagem de Leona Cavalli seguirá: "Nem sempre há uma predisposição. E mesmo quando há, o infarto do miocárdio é traiçoeiro". "Ele não tinha o colesterol alto, não fumava, não era diabético", encerrará Nanda. 

Apesar de ser chocante, é mais comum que o infarto em pessoas jovens resulte em morte, em comparação aos idosos. "O entupimento total de uma artéria em um coração que não está acostumado com redução de fluxo de sangue tende a ser mais grave caso não seja tratado com rapidez", desvenda o cardiologista Marcelo Cantarelli. 

Sintomas silenciosos

Os sintomas silenciosos de infarto assustam a todos, mas são mais frequentes em idosos, mulheres, diabéticos e pessoas que já fizeram cirurgia no coração.

Segundo o médico, estes quatro grupos tendem a sentir dores mais fracas diante de uma obstrução de artérias do coração. Mas, em compensação, o suor é maior e inexplicável, e os outros sinais --fadiga, cansaço, falta de ar, tontura, desmaios e enjoo-- ainda aparecem. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em A Vida da Gente e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela A Vida da Gente: Capítulos de 6 a 7 de agosto

Sexta, 6/8 (Capítulo 137)
A cirurgia é um sucesso e todos comemoram. Rodrigo vai até o quarto de Manuela e chora, Gabriel observa a cena de longe. Rodrigo visita o rio onde ficou com Ana pela primeira vez. Passagem de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.