Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ALÔ, BETTY?

Verdades Secretas 2 resgata 'anjo do sexo' de filme que levantou até a batina do papa

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Deborah Evelyn como Betty olha o celular que é segurado por Maria de Medeiros, a Blanche, em cena de Verdades Secretas 2

A estilista Betty (Deborah Evelyn) com Blanche (Maria de Medeiros) em Verdades Secretas 2

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 27/10/2021 - 6h25

A vida de Betty (Deborah Evelyn) virará de ponta-cabeça nos próximos episódios de Verdades Secretas 2. Ela arrastará o modelo Mateus (Bruno Montaleone) para a cama, sem imaginar que ele também dividirá os lençóis com o seu marido e enteado. A trama é vagamente inspirada em Teorema (1968), um dos filmes mais polêmicos de Pier Paolo Pasolini (1922-1975).

Gay, comunista e profundamente católico, o cineasta italiano escandalizou a Igreja e até foi esconjurado pelo papa Paulo 6º (1897-1978) com o longa-metragem que aproximava os sermões de Jesus Cristo da filosofia de Karl Marx (1818-1883). No centro da controvérsia, estava o "anjo do sexo" interpretado por Terence Stamp.

O jovem com ares celestiais, chamado apenas de "o visitante", se envolve sexualmente com toda uma família de classe média, incluindo a empregada Emília (Laura Betti). Ela é a única capaz de ser tocada por aquela presença divina, ao contrário do patrão e da mulher, além de seus dois herdeiros. 

Os quatro burgueses se autodestroem assim que o anjo desaparece, como se ascendesse aos céus. Um fica catatônico, outro passa a pintar com as próprias fezes, o terceiro se torna ninfomaníaco, e o último dá todo dinheiro aos pobres. A doméstica, por sua vez, vira santa.

O autor Walcyr Carrasco, aliás, parece ter se esquecido apenas da funcionária ao recontar a história à sua maneira no folhetim. À primeira vista, o núcleo de Betty é bastante parecido com a estrutura familiar de Teorema --um pai milionário, Lorenzo (Celso Frateschi); o filho homossexual, Giotto (Johnny Massaro); e a filha reprimida, Irina (Julia Stockler).

REPRODUÇÃO/IMDb

O

Terence Stamp em Teorema (1968)

Eles também vão deixar se envolver e serem transformados por Mateus, que não é exatamente um anjo na segunda temporada de Verdades Secretas. A questão religiosa, que fez a Igreja Católica tirar um prêmio dado a Pasolini por O Evangelho Segundo São Mateus (1964), até o momento não é uma questão para a produção do Globoplay.

As críticas à alienação pequeno-burguesa e a fé de que apenas a classe operária ascenderá ao socialismo, ou melhor, ao paraíso também não são temas comumente abordados por Carrasco.

O novelista, por outro lado, costuma usar o repertório cultural a seu favor. A trama de Betty não seria a primeira a ser inspirada em um filme ou um livro, como foi o caso de Clara (Bianca Bina) em O Outro Lado do Paraíso (2017). A vingança teve ares de O Conde de Montecristo, de Alexandre Dumas (1802-1870).

O Cravo e a Rosa (2000) era uma adaptação de A Megera Domada, e Amor à Vida (2013) tinha um quê de Rei Lear, ambas de William Shakespeare (1564-1616). Sete Pecados (2007), por sua vez, foi abertamente inspirada em A Divina Comédia, de Dante Alighieri (1265-1321).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Verdades Secretas e outras novelas.


Últimas de Verdades Secretas


Resumos Semanais

Resumo da novela Verdades Secretas: Capítulos de 9 a 17 de dezembro

Quinta, 9/12 (Capítulo 60)
Angel inventa uma desculpa para Carolina. Giovanna provoca Angel. Angel estranha o comportamento da mãe. Anthony aceita que Fanny pague a internação de Fábia. Maurice aceita levar Giovanna para trabalhar com ele no exterior. Larissa se ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Você gostou do primeiro mês de Um Lugar ao Sol?

Web Stories

+
De Eva Todor a Henrique César: Veja atores de O Cravo e a Rosa que já morreramTeste de fidelidade? A Fazenda 13 coloca relacionamento de peões em xequeTraída, enganada e desprezada: 7 vezes em que Bárbara quebrou a cara em Um Lugar ao SolMansão nova, presença VIP e publis: Saiba tudo sobre a carreira de Deolane BezerraÚltima temporada de La Casa de Papel: Após o fim, série já tem spin-off confirmado

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas