Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ETERNIDADE

Velho do Rio castiga José Leôncio até o último capítulo de Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Osmar Prado, como seu personagem em Pantanal, está com a expressão de susto

Velho do Rio (Osmar Prado) só vai aparecer para José Leôncio (Marcos Palmeira) no capítulo final

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 26/5/2022 - 21h00

Se o autor Bruno Luperi seguir à risca o final de Pantanal escrito por seu avô Benedito Ruy Barbosa, José Leôncio (Marcos Palmeira) só vai encontrar o Velho do Rio (Osmar Prado) depois que morrer. Na versão original da trama, exibida em 1990, o fazendeiro sofre um infarto e reencontra o pai, Joventino, na pele da misteriosa entidade da novela das nove da Globo.

O reencontro entre José Leôncio e seu pai acontece após o casamento dele com Filó (Dira Paes) no último capítulo. Durante a noite de núpcias, o pai de Jove (Jesuita Barbosa) acorda com dores no peito. "Que está me acontecendo?", pergunta-se o fazendeiro.

Sentindo-se mal, ele até pensa em ir para um hospital em São Paulo com a ajuda do filho. Ele ainda conversa em pensamento com o pai. "O que lhe aconteceu aquele dia que lhe tirou a vida, meu pai? Um marruá? Uma boca de sapo? Não foi nada disso… Cê tá vivo, pai… Por que você não aparece, pai?", questiona José Leôncio.

O fazendeiro vê a imagem de Joventino pai em um quadro e tem um ataque do coração fulminante. Nas cenas seguintes, a alma de José Leôncio aparece ao lado do Velho do Rio, que assume que é Joventino e emociona o filho. Ele explica que morreu caçando marruá.

"Caí do cavalo e a boca de sapo me pegou no pescoço", comenta o encantado. Ele também fala que não apareceu para José Leôncio porque ele nunca acreditou quando falavam sobre o Velho do Rio.

Velho do Rio vira sucuri para sempre

Em breve, Jove até fotografará a entidade para o pai ver, mas não conseguirá registrar o rosto do avô, deixando José Leôncio ainda mais incrédulo.

"Nossa história não termina aqui. Tem seus filhos, seus netos... Você tem que cuidar deles como eu cuidei de você. Agora, estou cansado dessa vida, chegou a minha hora de descansar. Cuida bem da tua comitiva", declara o Velho do Rio, que vira sucuri e some pelo rio.

José Leôncio, então, assume o lugar do pai, enquanto Filó acorda e encontra o marido já morto na poltrona. Como o neto de Benedito Ruy Barbosa quer manter a essência da trama e tem optado apenas em atualizar a história, tudo indica que essas sequências e esses diálogos serão os do encerramento do remake.

Na primeira versão de Pantanal, Claudio Marzo interpretou José Leôncio e também ao Velho do Rio. Veja a cena do desfecho disponível no YouTube.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#102 - Tudo sobre o final de Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.