Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FALSO PAI

Um Lugar ao Sol: Christian se ferraria na vida real se fizesse teste de DNA; entenda

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ator Cauã Reymond olha para frente com cara de sério em cena de Um Lugar ao Sol

Christian (Cauã Reymond) teria se dado mal caso fizesse um exame no suposto filho de Renato

GUILHERME MACHADO e DANIELE AMORIM

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 29/11/2021 - 22h02

Em Um Lugar ao Sol, Christian (Cauã Reymond) tinha motivos de sobra para  temer o teste de DNA com o filho de Maria Fernanda (Fernanda Nobre). Na vida real, caso o garoto fosse mesmo filho de Renato (Cauã Reymond), o exame poderia não ser capaz de diferenciar o irmão rico do pobre e acusar que o segundo era o verdadeiro pai da criança. Isso porque gêmeos, de fato, têm materiais genéticos extremamente similares.

"Existe muita semelhança no DNA de gêmeos. Então você precisa lançar de outras ferramentas. Mesmo se você analisar o cromossomo Y, que é aquele que vem do pai, da herança genética masculina, ele está presente no pai dos gêmeos, nos gêmeos e na criança. É bem difícil você dizer quem é o pai", explica o cientista e gerente-geral do DB Molecular, Nelson Gaburo Junior, em entrevista ao Notícias da TV.

Teria que se estudar muitos alelos, sequências de DNA, para ver se em algum momento se consegue distinguir. É bem mais difícil do que o exame convencional, exatamente pela semelhança. Existem formas matemáticas, existe um cálculo que vincula a possibilidade de existir uma outras pessoa idêntica a você fazendo o mesmo teste. Há algumas alternativas de tentar esclarecer, mas nem sempre é possível. Ou seja, se o Christian está com medo de fazer, é um medo legítimo.

O cientista esclarece que ainda que seria bastante complexo provar por meio de um teste de DNA que Christian tomou o lugar de seu irmão, já que os dois têm uma genética tão parecida: "Especialmente se forem gêmeos idênticos, haveria uma dificuldade maior de identificar", frisa.

Canudo no lixo?

Para realizar o exame de DNA no filho de Maria Fernanda, Elenice (Ana Beatriz Nogueira) se valeu de um método pouco convencional: ela seguiu a ex-amante do filho, que passeava com o herdeiro. Quando o menino jogou uma caixinha de suco dentro do lixo, a dondoca recolheu o canudo usado por ele.

Pode parecer que a autora Lícia Manzo voou alto demais com sua imaginação. Mas Nelson Gaburo esclarece que é sim possível realizar um exame com esse material --mesmo que seja um pouco mais difícil. 

"Tudo que contém células é passível de ser estudado através de algum procedimento genético. A questão é o esforço para se obter concentração do material. Uma coisa é pegar um canudo e tentar extrair material genético dele e comparar com o suposto pai. Outra é pegar saliva, que já tem uma concentração maior de células, e outra é pegar sangue. Eu tenho vários exemplos no laboratório em que os materiais são feitos em saliva, mas nem sempre consigo obter uma quantidade do DNA para estudar", relata.

No melhor dos mundos, testes de DNA são feitos no sangue, porque é onde há maior concentração de células, então pode haver eficácia no exame. Existe a possibilidade de se fazer com outros materiais como restos, saliva, cabelo, unhas, mas existe uma maior dificuldade de se obter a concentração de DNA necessária.

De certa forma, Christian até deu sorte: ao que tudo indica, o filho de Maria Fernanda não é mesmo de Renato.

Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo e terá 107 capítulos. A trama está toda gravada devido à pandemia da Covid-19. Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre as novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#83 - Prêmio Notícias da TV: Os melhores do ano nas novelas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.