Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA REPRISE

Sucesso de O Cravo e a Rosa fez nova vilã entrar às pressas para tumultuar

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Drica Moraes de casaco de pele e chapéu pretos, caracterizada como a vilã Marcela de O Cravo e a Rosa

Drica Moraes entrou às pressas em O Cravo e a Rosa (2000) para interpretar a vilã Marcela

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 7/12/2021 - 6h20

A escolha de O Cravo e a Rosa (2000) para inaugurar a nova faixa de reprises da Globo não foi por acaso. A novela fez grande sucesso em sua exibição original, tanto que o número de capítulos foi muito ampliado. Para preencher a história, o autor Walcyr Carrasco criou uma nova vilã, e a atriz Drica Moraes entrou na trama às pressas para interpretar a megera Marcela.

O Cravo e a Rosa foi a estreia de Carrasco na Globo e foi pensada para ser uma novela curta, com cerca de 90 capítulos. Mas os tapas e beijos entre Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis) engajaram tanto o público que a Globo decidiu alongar a história. 

Segundo o livro Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas, por volta do capítulo 60, Walcyr Carrasco foi avisado de que O Cravo e a Rosa deveria ter a duração normal de uma novela na época, cerca de 200 capítulos. Então, ele inventou uma nova vilã para atrapalhar o romance já atribulado do casal protagonista. 

"Para poder ampliar a história, eu fiz alguns pedidos à Globo. Pedi, por exemplo, novos cenários e uma nova atriz para interpretar uma vilã, coisa que a novela não tinha. Em O Cravo e a Rosa, a vilã era a própria Catarina. Ela mesma impedia o relacionamento dos dois protagonistas. Em 90 capítulos, isso era possível. Mas, em 200, eu precisava de uma personagem que fizesse armações, precisava de uma vilã com perfil de novela tradicional. Então entrou em cena a Drica Moraes", disse Walcyr Carrasco em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia. 

Drica Moraes deu vida a Marcela, filha do também vilão Joaquim (Carlos Vereza). Até então, a personagem havia sido apenas citada na trama, pois vivia em Paris. Marcela era uma mulher rica e elegante, que no passado havia tido um romance com Petruchio. Joaquim acreditava que o homem rústico era o responsável por jogar sua filha na "perdição". 

Ela entrava na história para representar uma ameaça ao casamento dele com Catarina, criar um triângulo amoroso. A ardilosa também tinha o objetivo secreto de se apossar dos bens de seu pai. 

[Atenção: a partir deste trecho, o texto contém spoilers]

Mas, no final, Marcela se dá mal. Joaquim morre, e ela descobre que não ficou com herança alguma. Petruchio e Catarina se acertam e ficam juntos e felizes. Já a vilã se une ao malandro Heitor (Rodrigo Faro), e os dois terminam a história como golpistas. 

O Cravo e a Rosa já foi exibida duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo e outras duas no Viva. A edição especial da novela que estreia a nova faixa de reprises vai ao ar de segunda a sexta, a partir de 14h40.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#84 - O que aconteceu com Alex em Verdades Secretas 2?" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.