Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM DELONGAS

SBT enterra novela com 2 anos de duração e 'corta' Poliana Moça pela metade

REPRODUÇÃO/SBT

A atriz Sophia Valverde, caracterizada como a personagem Poliana, sorri com a mão esquerda na frente de seu rosto na novela Poliana Moça, do SBT

Poliana (Sophia Valverde) em sua festa de aniversário em Poliana Moça; novela será 'curta'

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 21/3/2022 - 7h00

Apesar de se orgulhar da longa duração de As Aventuras de Poliana (2018), que ficou no ar durante dois anos e dois meses, o SBT pretende enterrar o formato de novelas longas com Poliana Moça, que estreia nesta segunda (21). Ao Notícias da TV, o diretor artístico Fernando Pelegio adianta que a sequência terá metade da quantidade de capítulos em comparação com a primeira fase.

Uma das novelas mais longevas da história, As Aventuras de Poliana foi exibida em 564 episódios, entre 16 de maio de 2018 e 13 de julho de 2020. Outros folhetins infantis da emissora de Silvio Santos tiveram vida longa da mesma forma, como Chiquititas (2013), que teve 545 capítulos; e Carinha de Anjo (2016), com 403.

Carrossel (2012) e Cúmplices de um Resgate (2015) foram as mais curtas dos últimos tempos, com 357 e 310 capítulos, respectivamente.

Diferentemente das antecessoras, Poliana Moça focará em uma história mais adolescente do que infantil, já que traz a protagonista em sua fase pré-adulta, enfrentando os dilemas do primeiro amor e de rompimento de amizades, entre outros dramas da juventude.

Duração das novelas do SBT

Questionados sobre a duração extensa de As Aventuras, Fernando Pelegio, diretor artístico do SBT, e o diretor-geral da novela, Ricardo Mantoanelli, rejeitam a ideia de que houve um erro. O executivo da emissora, entretanto, promete uma sequência mais "curta" do que a primeira fase. 

Eu acho que tamanho foi o tamanho certo. Ninguém se arrepende de nada não, muito pelo contrário. [Em As Aventuras de Poliana] Temos 564 capítulos, foi uma das novelas mais longas já produzidas no Brasil e com audiência lá em cima. A gente tem muito orgulho desses capítulos e [são] mais 250 aproximadamente em Poliana Moça, então eu acho que a gente está com muito orgulho do que fizemos.

"Eu não entendo como erro. Sempre um aprendizado. Às vezes é algo que você identifica como erro, mas o fato é que o personagem do Dalton [Vigh], por exemplo, Otto está vivendo um novo momento. É emblemático que ele vai se ver ali como pai, é o primeiro momento dele sozinho com a filha, levando a filha para conhecer suas raízes e ali é um Otto mais solto, mais jovem", analisa Mantoanelli.

Apesar da intenção de exibir "apenas" 250 capítulos, o SBT pode esticar a duração de Poliana Moça caso a audiência seja satisfatória e agrade anunciantes. A estratégia já foi adotada pela emissora de Silvio Santos no passado.

Quando estreia Poliana Moça

Adaptação de Iris Abravanel do livro Pollyana Moça, escrito por Eleanor H. Porter (1868-1920) em 1915, Poliana Moçaestreia nesta segunda (21) no SBT, a partir das 20h30. O roteiro conta com a colaboração de Danilo Castro, Grace Iwashita, Gustavo Braga, Marcela Arantes, Fany Nogueira e Carlos Marques, e supervisão de Rita Valente.

Qual a história de Poliana Moça

Exibida por dois anos e dois meses no SBT, e disponível no catálogo da Netflix, As Aventuras de Poliana conta a história de Poliana (Sophia Valverde), uma menina criada no circo por seus pais, artistas circenses. A garota acaba ficando órfã e vai morar com sua tia Luísa (interpretada por Milena Toscano e substituída por Thaís Melchior), uma mulher bem amargurada. 

Alegre demais, a pequena se esforça em fazer com que todo mundo jogue o Jogo do Contente, ensinado por sua mãe, que consiste em tentar sempre ver o lado bom de uma situação ruim. Ao longo da novela, é descoberto que Poliana é filha biológica de Otto Pendleton (Dalton Vigh), um empresário rico, solitário e também amargurado com o próprio passado.

Continuação dessa história, Poliana Moça começará com a protagonista se preparando para sua festa de aniversário de 15 anos, além dos dramas vividos por qualquer adolescente: o primeiro romance, triângulos amorosos, o conflito entre novas e velhas amizades e também os estudos.

Estes dramas reverberarão também em Otto, que se transformará em um novo homem nesta nova fase. "Agora, ele está aprendendo a sorrir, a entrar em contato com seus sentimentos. Tudo na vida dele estará diferente", declarou Vigh, em conversa com o Notícias da TV.

O empresário se transformará tanto que chegará a namorar uma mulher, Tânia (Ana Paula Lima) pela primeira vez na história. Além de lidar com a madrasta, a protagonista acompanhará sua tia Luísa tentando engravidar de Marcelo (Murilo Cezar), professor e meio-irmão de Otto. 

Quem está no elenco de Poliana Moça 

Assim como Sophia Valverde, Igor Jansen (João), Duda Pimenta (Kessya), Enzo Krieger (Luigi), Davi Campolongo (Bento), Lucas Burgatti (Éric), Isabella Moreira (Raquel), Vincenzo Richy (Vini), Flavia Pavanelli (Brenda), Pedro Lemos (Waldisney/Rato), Gabriela Saadi (Violeta), Rafaela Ferreira (Nanci) e Vítor Britto (Jeff) seguem no elenco e reprisam seus personagens.

O clubinho MaGaBeLo seguirá vivíssimo com os atores Pietra Quintela (Lorena), Theo Medon (Mário) e os gêmeos Vinícius Siqueira (Benício) e Kauan Siqueira (Gael). 

Como quase dois anos se passaram desde a paralisação das gravações devido à pandemia da Covid-19, os atores mudaram bastante de aparência. Além de estarem em plena fase de crescimento, a produção repaginou o visual de Sophia, Jansen e Burgatti, para deixá-los com um ar mais adulto. 

No núcleo adulto junto com Thaís Melchior, Murilo Cezar e Dalton Vigh, estão: Otávio Martins (Roger), Myrian Rios (Ruth Goulart), Clarisse Abujamra (Glória), Lilian Blanc (Branca), Marat Descartes (Durval), Maria Gal (Gleyce), Letícia Cannavale (Cláudia), Jitman Vibranovski (Antônio) e Eliana de Souza (Helô).

Quem saiu de Poliana Moça 

Com o fim de As Aventuras de Poliana, Larissa Manoela (Mirela) não renovou seu contrato com o SBT após dez anos de casa e foi para a Globo ser protagonista de Além da Ilusão. João Guilherme (Luca Tuber) também deixou o projeto, e seu personagem será interpretado por Giovanni De Lorenzi na nova produção.

"Eu caí de paraquedas não só na história, mas nesse personagem que já tem um passado na TV. É complicado, porque, ao mesmo tempo que o Luca Tuber não é novo, precisei dar as minhas cores. Eu tentei interpretar com o máximo de respeito pelo o que o João Guilherme, e representar bem o presente que ele deixou", declarou De Lorenzi, na apresentação da trama.

Bela Fernandes (Filipa), Mylla Christie (Verônica) e Lawrran Couto (Guilherme) não renovaram para a continuação, deixando o vilão Roger sem família (Verônica, sua mulher, Filipa e Gui seus filhos) nesta segunda fase de Polian. 

Novo elenco de Poliana Moça

O público conhecerá a família Rogatto, interpretada por: Luisa Bresser (Helena), Marcello Airoldi (Davi), Amanda Acosta (Eugênia), Tavinho Martins (Pedro) e Mariana Campolongo (Chloe).

Há ainda Bella Chiang (Song Park, nova amiga de Kessya), Marianna Santos (Yuna Park, irmã de Song), Junno Andrade (professor Renato), Thiago Franzé (André Delfino, neto de Branca e primo de Mirela), Allana Lopes (Celeste, uma jovem misteriosa), Humberto Morais (Formiga, amigo de Jeff e Vini). 

João Pedro Delfino dará vida a Pinóquio, antigo boneco do pai de Pendleton.  Roger roubará o brinquedo e o animará com inteligência artificial. Transformado em robô, o garoto tentará se integrar na sociedade, mas se verá excluído e, por isso, desenvolverá o hábito de mentir. Para driblar o costume perverso, o boneco receberá uma atualização: cada vez que não falar a verdade, seu nariz crescerá mais. 

Faculdade Poliana Moça 

Assim como as crianças, os adolescentes de Poliana Moça também ficaram mais velhos na novela e, com isso, uma faculdade será cenário na trama. Raquel, Brenda e Jeff vão cursar uma graduação, enquanto Vini vai continuar correndo atrás do sonho de finalmente passar no vestibular para Medicina. Sem os pais por perto, o ajudante de Durval vai morar com Formiga. 


Colaborou André Alonso


Resumos Semanais

Poliana Moça: Resumo dos próximos capítulos da novela do SBT - 22 a 24/5

Segunda, 22/5 (Capítulo 306)
Formiga encontra Jeff e Brenda na faculdade e avisa que agora vai estudar gastronomia. Yuna acredita que Pedro e Chloe estão escondendo alguma investigação dela. Sobre a votação para decidir o representante da comissão de formatura, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.