PÉ NO ACELERADOR
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cecília (Maeve Jinkings) em Vale Tudo: novela pisa o pé no acelerador e confunde o público
Em ritmo cada vez mais acelerado, o remake de Vale Tudo comete o mesmo erro que condenou Mania de Você (2024) ao maior fracasso do horário nobre da Globo. O folhetim de Manuela Dias corre para abordar uma profusão de assuntos, mas nunca se aprofunda em nenhum deles --do bebê reborn de Aldeíde (Karine Teles) ao coma de Cecília (Maeve Jinkings).
A autora já tinha dito em entrevistas anteriores que a nova versão seria bem mais ágil do que a exibida em 1989. Ninguém, porém, esperava tanto. Afinal, nas últimas semanas, o público acompanhou uma série de tramas que foram resolvidas num zás-trás sem grandes impactos para a história.
Eunice (Edvana Carvalho) virou modelo na maturidade na mesma velocidade em que voltou a ser dona de casa; a sogra de Consuêlo (Belize Pombal) também apareceu do nada, mas pelo menos fez merchan para uma plataforma de vendas; o bebê reborn de Aldeíde teve menos tempo de tela do que a duração completa do documentário de Chico Barney sobre o assunto.
Fátima (Bella Campos) precisou apenas de uma cena dormindo em cima de um caderno em branco para convencer Raquel (Taís Araujo) de que estava realmente estudando para o vestibular; e a cozinheira ganhou R$ 1 milhão mais rápido do que o público se esqueceu do vencedor do Estrela da Casa.
E César (Cauã Reymond) que fez tão jus ao cargo de funcionário fantasma que realmente é difícil se lembrar de alguma cena dele como contratado da TCA? Nem a autora Elizabeth Jhin, de Escrito nas Estrelas (2010) foi tão hábil para lidar com espíritos em suas novelas.
A sensação de qualquer pessoa que assistiu aos últimos capítulos de Vale Tudo é que, apesar de vários temas terem sido abordados, nenhum deles realmente se conectou com a trama --foram adendos, tão superficiais que seriam facilmente cortados da edição final sem qualquer prejuízo à trama.
Essa, inclusive, foi uma característica que também permeou Mania de Você do início ao fim. A Globo até interveio nos primeiros capítulos para acelerar a morte de Molina (Rodrigo Lombardi), que bateu as botas antes mesmo de o público entender qual era a sua importância na história.
E pior, o vilão voltou depois de meses e ninguém tinha entendido não só o seu papel como toda a narrativa em si. Um risco que Vale Tudo começa a correr cada vez mais.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10
[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso]
Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.