Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUDANÇA DE RUMOS

Quem é Miriam? Forasteira seduziu Jove em rodeio badalado na 1ª versão de Pantanal

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/ TV GLOBO

A atriz Liza Del Dala como Miriam em Pantanal; ela está olhando para a frente com cara séria

Miriam (Liza Del Dala); personagem é agroecóloga na atual versão da novela Pantanal, na Globo

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 8/8/2022 - 6h20

Miriam (Liza Del Dala) passará a integrar o elenco de Pantanal a partir do capítulo desta terça (9). O novo affair de Jove (Jesuita Barbosa) chegará chegando ao mexer com o coração do mocinho da novela das nove da Globo depois de conhecê-lo num evento de agroecologia. Na 1ª versão da novela, em 1990, a forasteira também seduziu o rapaz, mas o bote foi dado durante a festa do peão de Barretos, badalado rodeio do interior de São Paulo.

Em entrevista ao Notícias da TV, Rose Abdallah, intérprete de Miriam à época, conta que sua participação especial na trama de Benedito Ruy Barbosa durou cerca de 15 capítulos e contou com gravações no próprio evento em Barretos.

"Ficamos uma semana em Barretos. Gravamos na estrutura e também enquanto a festa acontecia. Era uma loucura de gente, e o Winter [intérprete de Jove à época] era cercado pela multidão", lembra a atriz, que na ocasião era casada com Marcos Winter.

Ela revela ainda que, quando o ator recebeu o convite do autor do folhetim para viver Jove na trama, ela chegou a ficar duas horas no telefone com Benedito Ruy Barbosa e em seguida ajudou a convencer o artista a gravar a novela da extinta Manchete (1983-1999). "Ele me disse que tinha criado o papel para ele", entrega.

REPRODUÇÃO/TV MANCHETEMiriam (Rose Abdallah) em Pantanal

Miriam (Rose Abdallah) em Pantanal

Na estrada

Na história, Miriam e Jove se conheceram na estrada a caminho do rodeio de Barretos. "Foi uma paquera de estrada, um passa o carro do outro, e ela o seduz, fazendo até ele tirar a aliança", relata a atriz. Apesar de simular a ida para o rodeio, as cenas da rodovia foram gravadas no Rio de Janeiro, segundo Rose.

"Foi tenso, porque eu tinha acabado de tirar a carteira de habilitação, e o Roberto [Naar, diretor de Pantanal em 1990] mandava eu ir, e eu dirigia a 20 quilômetros por hora", recorda a atriz, que aos 28 anos estava em seu segundo trabalho na TV depois de surgir no teatro. No ano anterior, em 1989, ela integrou o elenco de Kananga do Japão.

Depois da participação na saga de Juma (Cristiana Oliveira) e em Felicidade (1991), na Globo, Rose Abdallah voltou a se dedicar durante muitos anos aos palcos, integrando o grupo teatral Os Fodidos Privilegiados, de Antônio Abujamra (1932-2015), pelo qual pegou a estrada pelo Brasil afora.

Nos anos 2000, ela voltou à Globo em uma participação em JK (2005). Na emissora carioca, também esteve em Dercy de Verdade (2012) e em Os Dias Eram Assim (2017), além de participações em séries como Carga Pesada (2005), Minha Nada Mole Vida (2006), A Grande Família (2008 e 2012), entre outras.

No ano passado, a atriz viveu Luzia em um episódio de Sob Pressão. Atualmente, ela pode ser vista na reprise de Amor Sem Igual (2019), na Record, na qual dá vida a Ceci na segunda fase da novela de Cristianne Fridmann.

Fora da TV, Rose dirige o monólogo Adelaide Sem Censura, com Éderson Caldas. A peça reestreia nesta segunda (8), no teatro Glaucio Gill, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em setembro, é a vez de dar a largada em outro trabalho que conta com sua direção: A Luta, peça estrelada por Amaury Lorenzo, que interpretou Aristides em Além da Ilusão, atual novela da seis da Globo. A obra é inspirada na terceira parte de Os Sertões de Euclides da Cunha (1866-1909). 

Degradação ambiental

Com família de Corumbá, município que abrange 60% do Pantanal no Estado do Mato Grosso do Sul, Rose Abdallah carrega até hoje lembranças da adolescência, quando viveu, no final dos anos 1970, na região do bioma. "Morei no portão do Pantanal, tive a vivência pantaneira", diz.

Para a atriz, ao assistir à nova versão da novela, as diferenças da região ficam nítidas em decorrência da degradação ambiental. "Aquele Pantanal não existe mais", lamenta Rose. Sem pertencer a grupo ou ONG, ela se considera militante da causa ambiental da área e critica as intervenções no local.

"Hoje existem 133 projetos de hidrelétricas para serem aprovadas no Pantanal, sendo que seis pequenas o governo pretende construir, e isso não é uma boa ideia, sabendo que de 1980 pra cá o Pantanal já perdeu 75% de sua água", analisa a atriz, que também acompanha outras movimentações.

"Circula uma PL [Projeto de Lei] que permite o avanço da pecuária extensiva em áreas protegidas do bioma, ou seja, se aprovada a lei, nada mais é do que uma autorização legalizada para a degradação. É uma luta diária", lamenta.

Miriam de 2022

Sobre a nova versão de Pantanal, Rose afirma que chegou a pensar que Miriam ficaria de fora da novela, mas ela comemora a chegada da rival de Juma. "Achei fantástico escalarem para o papel uma atriz negra. O Brasil é majoritariamente negro e escolheram uma linda menina", avalia.

Na trama atual, Miriam será especialista no método de plantio que o herdeiro de José Leôncio (Marcos Palmeira) vai querer levar para suas terras. Ela se aproximará do mocinho durante os treinamentos da técnica. Jove se encantará e irá até tirar a aliança de seu casamento com a mulher-onça do dedo, principalmente por estar em crise com Juma (Alanis Guillen)

Carioca, Liza Dal Dala é filha de angolanos e já atuou no cinema e no streaming. A atriz produziu e estrelou o curta Rosas Agressivas e participou de três peças de teatro. Ela também integra o elenco da nova temporada de Bom Dia Verônica, da Netflix.

Estreante na TV, a atriz de 22 anos falou, durante entrevista, sobre sua luta contra o racismo e de como a personagem vai colaborar com isso. "Jovem e engajada", avaliou Liza, sobre Miriam.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa eadaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.



Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#112 - Grávida de bebê-diabo, Irma ganha poderes em Pantanal" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.