CORTES SECOS

Que ganchos são esses? Copa gera efeito péssimo para todas as novelas da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Tony Ramos com expressão séria em cena de Quem Ama Cuida

Otoniel (Tony Ramos) em cena de Quem Ama Cuida; novela tem terminado sem ganchos tão fortes

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 18/7/2026 - 6h10

Fonte Preferencial

A Copa do Mundo mexeu muito com a programação da Globo, principalmente com as novelas. Além de capítulos cortados e mudanças de horários, há outro efeito negativo sentido pelos telespectadores: os capítulos têm terminado sem ganchos fortes e, muitas vezes, sem as cenas do dia seguinte.

As novelas têm roteiros bem estruturados para cada capítulo, com cenas fortes para os intervalos comerciais e, principalmente, para os momentos finais. A intenção é fisgar o público, fidelizar a audiência e gerar curiosidade para que a pessoa continue ali, querendo ver o que acontecerá.

Com a Copa, porém, esses ganchos ficaram todos bagunçados. Por conta de transmissões de jogos nos horários que habitualmente pertenciam às novelas, vários capítulos foram cortados da grade e/ou tiveram duração modificada.

Episódios de A Nobreza do Amor e Coração Acelerado chegaram a ter de 15 a 20 minutos de duração, por exemplo, até menos da metade do que têm costumeiramente.

Com isso, cenas foram adiadas, e as novelas foram exibidas fora das ordens planejadas nos roteiros. Uma cena de meio de capítulo pode ter sido empurrada para o final, provocando ganchos fracos ou estranhos.

O capítulo de Quem Ama Cuida de 3 de julho é um exemplo disso. Ele teve apenas 32 minutos, cerca de metade do habitual. A cena final foi de Otoniel (Tony Ramos) contando para Elisa (Isabela Garcia) e Mau Mau (João Victor Gonçalves) sua descoberta de que Francesca (Nathalia Dill) morreu há anos.

A cena tinha trama leve, era uma conversa de família, nada que mudasse o rumo da trama. Consistia apenas em Otoniel contando sua descoberta, algo que o público já sabia, e não fazendo a descoberta em si --uma sequência que foi muito mais forte e interessante.

Outra modificação desse período de Copa é o fato de as novelas não estarem contando mais com os trechinhos de "cenas dos próximos capítulos" no final, algo que também veio por conta das mudanças de horários, da grade toda bagunçada para o encaixe dos jogos.

Nas redes sociais, parte do público já notou isso e tem reclamado dessas mudanças. No X, o telespectador Gabriel Marques comentou: "Gente, o que está acontecendo com os finais das novelas? Estão acabando sem pé nem cabeça, diferentemente de Três Graças [2025], que dava vontade de ver o que ia acontecer depois".

No TikTok, a telespectadora Julia Carriagui foi mais incisiva: "Pra mim, a gente tinha que fazer um abaixo assinado contra essa Copa, pra acabar tudo. O Brasil já perdeu e a Globo continua sendo influenciada por ela. Parece que estão editando ao vivo todas as novelas. Não dando mais, esses cortes horríveis em novela acabam com toda a magia", afirmou.

A Copa do Mundo está no final, e só mais um jogo mexerá com a programação da Globo. A disputa pelo terceiro lugar, no sábado (18), acontecerá a partir de 18h. Portanto, a novela das seis não irá ao ar, e Coração Acelerado está prevista para começar às 20h10 e ter cerca de 15 minutos de duração, apenas --isso se a partida não precisar de prorrogação ou de pênaltis.

Espera-se que, com o final da Copa, as novelas voltem ao normal, com horários regrados, ganchos mais empolgantes e cenas dos próximos capítulos, do jeito que o público cativo gosta.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.