SUBSTITUTA DE A VIAGEM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Glória Menezes, Tony Ramos e Regina Duarte são os protagonistas de Rainha da Sucata (1990)
Rainha da Sucata (1990) voltará em novembro na Globo, ocupando o lugar de A Viagem (1994) no Vale a Pena Ver de Novo. A novela criada por Silvio de Abreu fez uma grande crítica social na época de sua exibição original ao criticar o contraste entre os chamados "novos-ricos" --termo usado para falar de estilos de vida e comportamentais que não se encaixam nos "herdeiros"-- e a tradicional elite decadente de São Paulo.
A trama acompanha Maria do Carmo (Regina Duarte), uma mulher de origem pobre que enriquece com o negócio de ferro-velho do pai, Onofre (Lima Duarte). Empresária bem-sucedida, ela compra o amor de Edu (Tony Ramos), homem que a humilhou no passado, e se casa com ele em troca de ajudar sua família que está falida. Ela vai morar no casarão dos Figueroa, onde passa a ser rejeitada pela sogra e pelo círculo social do marido.
A maior inimiga da protagonista é Laurinha Figueroa (Glória Menezes), madrasta de Edu. Obcecada pelo enteado, Laurinha inferniza a vida da rival e tenta destruir o casamento dos dois. Ao mesmo tempo, Maria do Carmo é traída por Renato Maia (Daniel Filho), administrador corrupto que aplica um golpe e a leva à falência.
No desfecho, Laurinha enlouquece após provocar a morte do marido, Betinho (Paulo Gracindo), ao trocar seus medicamentos. Em um ato desesperado, ela se joga da cobertura de um edifício na Avenida Paulista e tenta incriminar Maria do Carmo antes de morrer. A protagonista é inocentada, perde a fortuna e volta a trabalhar com sucata, mas termina ao lado de Edu, que finalmente admite seu amor.
Além do núcleo principal, a novela apresentou personagens marcantes e sátiras sociais. Dona Armênia (Aracy Balabanian) virou fenômeno popular com seu bordão "vou pôr tudo na chon" e personificou o estereótipo da mãe superprotetora dos filhos adultos --os "filhinhas" Geraldo (Marcello Novaes), Gerson (Gerson Brenner) e Gino (Jandir Ferrari).
Outros núcleos ganharam destaque, como o triângulo amoroso entre Adriana Ross (Claudia Raia), uma bailarina ambiciosa, o professor gago Caio Szimanski (Antonio Fagundes) e a rival Nicinha (Marisa Orth), apelidada de "Purgante". Já Mariana Szimanski (Renata Sorrah) viveu o drama de uma esposa enganada por Renato, o mesmo vilão que arruinou Maria do Carmo.
Rainha da Sucata foi uma das novelas das oito de maior sucesso da Globo e se tornou um retrato do Brasil do início dos anos 1990 --um país dividido entre o consumismo emergente e a ostentação das famílias tradicionais.
A novela foi reprisada uma única vez no Vale a Pena Ver de Novo, em 1994, quatro anos depois da exibição original. Em 2013, os capítulos foram transmitidos na íntegra no então Canal Viva (hoje chamado de Globoplay Novelas). A reapresentação de 2025 é a segunda na TV aberta.
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Glória Menezes
Rainha da Sucata
Regina Duarte
Silvio de Abreu
Tony Ramos
Vale a Pena Ver de Novo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.