Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALEXANDRE BARILLARI

Prudêncio em Nos Tempos do Imperador, galã justifica sumiço de 16 anos da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ator Alexandre Barillari sorri e olha para frente em cena de Nos Tempos do Imperador

Em Nos Tempos do Imperador, Alexandre Barillari vive Prudêncio, que marca sua volta à Globo

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 26/1/2022 - 6h50

Uma das promessas de galãs da Globo nos anos 1990, Alexandre Barillari foi visto pela última vez na emissora em Alma Gêmea (2005), novela de Walcyr Carrasco encerrada em 2006. Desde então, ele fez um trabalho no SBT e emendou diversos folhetins na Record. Quando terminou Belaventura (2017), o ator sumiu da TV e só retornou agora, em uma participação na reta final de Nos Tempos do Imperador. Ele relata que o afastamento das telas não foi uma escolha, mas uma consequência das circunstâncias.

"Eu ganhei muitas coisas na Record, mas ela tem uma visibilidade um pouco menor. Ter ficado tantos anos na Record tem esse lado, de perder visibilidade. Claro que nesse tempo outros projetos me ocupavam. Também por conta dos dois anos de pandemia, o ritmo deu uma arrefecida. Não foi por uma vontade minha [o afastamento], uma saída de cena unilateral. Foi circunstancial", afirma ele em entrevista ao Notícias da TV.

Agora, Barillari retorna à emissora na qual estreou na pele de Prudêncio, um artista que se aproxima de Pilar (Gabriela Medvedovski) durante a guerra na novela das seis. Ele celebra essa volta, mas também destaca que a Globo de hoje é muito diferente daquela da qual saiu.

"Me mandaram um vídeo da primeira edição da Dança dos Famosos [da qual ele participou], que era na mesma época de Alma Gêmea. Quando vi aquilo, me senti na TV Tupi, com as imagens, os recursos. Não tinha nem rede social ainda. Achei muito diferente. Tudo ficou maior, tem muita gente nova. Eu sou de uma época em que a sala de elenco era na rua Von Martius, no Jardim Botânico [Rio de Janeiro]. Praticamente vi o Projac [atual Estúdios Globo] inaugurar em 1996.", afirma Barillari.

Para dar vida ao artista da trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão, o ator mergulhou de cabeça em histórias sobre pintores que registravam cenas de guerra. Uma história que o impressionou foi como Pedro Américo (1843-1905) retratou o Duque de Caxias (1803-1880) com a farda aberta em uma imagem, com argumento de que era impossível haver decoro em uma guerra. 

Achei essa história muito persuasiva e acabei sugerindo à direção que eu aparecesse com a farda entreaberta. Eu sou totalmente Pedro Américo: ou você atira ou está preocupado com o cabelo. Ou se defende ou se preocupa com o botão da farda. Eles [diretores] acharam a história incrível. O meu personagem, o Prudêncio, é um personagem fictício baseado na história dos pintores que iam para a guerra.

renato rocha miranda/tv globo

Alexandre Barillari e Flávia Alessandra em Alma Gêmea

Com Flávia Alessandra em Alma Gêmea

'Eterno galã'

Logo que surgiu em Salsa e Merengue (1996), Alexandre Barillari já foi apontado como uma das grandes promessas de novos galãs da televisão. E não para menos, já que seu personagem era um príncipe de baile de debutante, algo que só potencializava essa imagem. O ator, atualmente com 48 anos, ressalta que já não briga mais com esse rótulo, apesar de querer mostrar outras facetas.

Hoje eu dia não luto mais com isso, mas vou fazendo minha parte. Quando eu publico minha coisa sobre Shakespeare, que é um assunto que amo, eu já sei que não vou ter tantas curtidas quanto quando publico uma foto em uma praia da Bahia. Mas não acho que é um problema comigo, acho que é um problema com o mundo: as pessoas estão mais interessadas em biquíni do que nos versos de Shakespeare. Isso era uma coisa muito forte naquela época [de Salsa e Merengue]. Eu fiz 40 noites de baile de debutante seguidas na Disney.

Ele frisa, inclusive, que um dos papéis que mais o ajudou a quebrar o estigma de galã foi Guto, seu vilão sombrio de Alma Gêmea -- programada para ser reprisada a partir do dia 31 no Viva. O personagem terminou a trama como uma alma penada que aterrorizava os dias de Cristina (Flávia Alessandra).

"A primeira pessoa que me fez romper essa barreira foi justamente o Walcyr. Quando eu sugeri a ele que o personagem não mudasse de roupa, que ele fosse do submundo, e o autor acatou de pronto, me senti como se estivesse rompendo um pouco essa barreira do galã. Mas você vê que mesmo assim me chamaram para fazer Paparazzo [antiga página de ensaios sensuais da Globo] interpretando o Guto (risos)", conta.

A paixão por William Shakespeare levou o intérprete a participar de dois livros sobre o dramaturgo inglês: O Julgamento de Otelo e O Que Você Precisa Saber Sobre Shakespeare Antes que o Mundo Acabe. Projetos como esses, que lhe permitam ampliar o leque, são representativos daquilo que o ator vislumbra para seu futuro.

"Até hoje nunca fiz um pai na TV. Esse personagem de Nos Tempos do Imperador é neutro, não tem uma carga de galã. Espero que eu posso ocupar esse espaço na televisão e diminuir o fardo de ter que estar em forma a vida inteira ou correspondendo às expectativas das pessoas. Acho que no trabalho tem uma gama infinita de possibilidades que saem desse estigma", define. 

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos após os acontecimentos da novela Novo Mundo (2017). O folhetim terminará em 4 de fevereiro, dando lugar à exibição de Além da Ilusão, história protagonizada por Larissa Manoela e Rafael Vitti, que viverão uma jovem rica e um mágico.

Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis da Globo.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#88 - Ressuscita! O retorno de Nélio em Nos Tempos do Imperador" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.