Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAGÉDIA E EXÍLIO

Princesa Isabel morreu de quê? Conheça história real de Nos Tempos do Imperador

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Atriz Giulia Gayoso olha para frente com cara de preocupação em cena de Nos Tempos do Imperador

Giulia Gayoso vive Isabel em Nos Tempos do Imperador; princesa foi exilada na vida real

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/10/2021 - 17h55

Em Nos Tempos do Imperador, Isabel (Giulia Gayoso) escolheu se casar com Gastão (Daniel Torres), o conde d'Eu, que de fato foi o marido da princesa na vida real. A nobre ainda viveu muitos anos depois de seu casamento, mas teve um final triste após ser forçada a deixar o Brasil. Com o passar do tempo, sua saúde definhou, e ela morreu no exílio sem nunca mais vir ao seu país.

Em 1887, o imperador dom Pedro 2º, interpretado na novela da Globo por Selton Mello, estava muito doente e não tinha condições de governar. Por isso, Isabel assumiu as funções de regente do Brasil, enquanto o monarca viajou para se tratar.

Foi durante esse período que foi sancionada a legislação que veio a ser conhecida como Lei Áurea, que acabou com a escravidão no país. Em agosto de 1888, Pedro retornou de viagem e reassumiu o trono. Porém, no ano seguinte, o imperador foi deposto por um golpe militar, que instaurou a República. Em seguida, a família imperial foi obrigada a deixar o Brasil. Isabel chegou a publicar uma declaração sobre sua partida.

É com o coração despedaçado pela tristeza que me despeço dos meus amigos, de todos os brasileiros, e do país que eu amei e amo muito, e da felicidade que eu tenho lutado para contribuir e pela qual eu vou continuar a manter as mais ardentes esperanças.

Morte na Europa

Isabel não retornou mais ao Brasil e viveu o resto de seus dias com o marido na França. Em 1920, após a morte de seu filho Luís, a saúde da princesa começou a se deteriorar. Ela ficou tão debilitada que já não conseguia mais nem andar.

Em 14 de novembro de 1921, Isabel morreu aos 75 anos. Seus restos mortais foram trazidos ao Brasil três décadas depois, em 1953, e foram enterrados na catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.