Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CADÊ A AUTOESTIMA?

Por que Nicole aceita migalha e humilhação de boy lixo em Um Lugar ao Sol?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Nicole (Ana Baird) fala ao telefone em cena de Um Lugar ao Sol

Nicole (Ana Baird) se submete a algumas humilhações para encontrar boy lixo na novela das nove

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 3/12/2021 - 6h35

Em Um Lugar ao Sol, a personagem de Ana Baird tem causado indignação por aceitar algumas humilhações para se encontrar com um boy lixo. Na trama, Nicole chegou até a sair escondida pela janela do embuste para que ele não fosse visto ao lado de uma mulher gorda. Para especialistas, a permissividade da humorista às situações pode ser justificada pela baixa autoestima.

"Ela pode explicar muito o padrão de relacionamento. Muitas vezes, essa mulher já vem de uma construção sobre si mesma muito ruim", aponta a psicóloga Fabíola Luciano ao Notícias da TV. "Muitas vezes, a mulher não acredita em si e acha que precisa pagar qualquer preço na relação, quase como se fosse um um favor ter uma pessoa ao seu lado", acrescenta.

Em uma das cenas da novela das nove da Globo, a irmã de Bárbara (Alinne Moraes) aparece deixando o quarto do peguete pela janela, a pedido dele, logo após uma transa. O rapaz dá uma desculpa esfarrapada, mas ele não quer ser visto pelos amigos, que estão na sala, ao lado da ruiva. Apesar de fingir acreditar, a artista de stand up comedy não consegue esconder a chateação. 

Dias depois, o homem liga para a filha de Santiago (José de Abreu) já tarde da noite e a convida novamente para a casa dele. Desta vez, a ruiva não aceita entrar nem sair pela janela, porém, ouve o cafajeste e os amigos dele debocharem da sua forma física. 

Para Fabíola, o histórico de vida da personagem pode justificar a falta de confiança em si mesma na trama.

A autoestima não é só relacionada à aparência, é a forma como a pessoa se vê, é a forma como ela construiu o autoconceito. Então, quando isso vem já muito depreciado, às vezes, até no histórico de vida e criação, ela acaba acreditando que merece pouco e acaba tendo uma tolerância muito maior para comportamentos ou relacionamentos que não fazem tanto sentido, que são abusivos. 

Reprodução/TV Globo

Nicole sai de apartamento pela janela

Nicole sai pela janela

Vítima de gordofobia 

No folhetim de Lícia Manzo, Nicole é vítima de gordofobia --aversão à gordura e às pessoas que estão acima do peso-- não apenas do peguete, mas também da própria família. Cenas com os hábitos alimentares e a forma física da personagem sendo criticados são recorrentes.

Quando a personagem conta para Bárbara as ofensas que ouviu sobre o corpo dela na noite com o ficante, a mulher de Christian/Renato (Cauã Reymond) menospreza o fato e diz que o grande problema da vida da irmã é estar comendo hambúrguer com batata frita às 11h. 

O conselho da psicóloga Verônica Veras para a personagem de Ana Baird é se fortalecer para deixar os efeitos menos nocivos. "Num primeiro momento, dependendo do que é dito e de quem diz, nos afetamos e nos ferimos. Se somos frágeis emocionalmente, caímos", diz. 

"É fundamental nos reforçarmos internamente para lidar de maneira saudável com o que vamos ouvir. E é nesse exercício de nos dar o poder sobre quem somos que criamos nossas defesas, e nada do que for dito pelo outro será uma verdade", completa a psicóloga.

Reprodução/TV Globo

Nicole come hambúrguer em restaurante

Nicole é vítima de gordofobia

Uma reviravolta é possível? 

Para dar a volta por cima, Nicole e mulheres em situações como a da personagem devem resgatar a autoconfiança para além dos cuidados estéticos ou intelectuais, de acordo com Verônica. "Todo esse cuidado é válido, mas nada disso fará sentido se, antes de qualquer coisa, não acreditar que apenas você dirige sua vida. Que cada escolha a respeito do que fará por você é decisão sua."

A psicóloga Fabíola concorda e indica ainda a terapia, o autoconhecimento e  consciência para fortalecer a autoestima. "Para que você consiga quebrar esse padrão já estabelecido e essas frases feitas, essas frases prontas, e consiga se enxergar tão grande a ponto de você não querer caber num lugar pequeno onde as pessoas querem te reduzir."

No capítulo desta quinta-feira (2), Nicole foi despedida do trabalho após pegar pesado no deboche com o pai e Bárbara durante uma apresentação. Apesar do azar no jogo, a ruiva encontrará o amor em Paco (Otávio Müller), que conhecerá na próxima quinta-feira (9). 

Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo e terá 107 capítulos. A trama está toda gravada devido à pandemia da Covid-19. Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#83 - Prêmio Notícias da TV: Os melhores do ano nas novelas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.