Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CÓLERA

Pilar vê epidemia se alastrar igual pólvora em Nos Tempos do Imperador: 'Está morta'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabriela Medvedovski está com expressão séria e veste uniforme de médica em cena como Pilar na novela Nos Tempos do Imperador

Pilar (Gabriela Medvedovski) enfrentará epidemia de cólera em Nos Tempos do Imperador

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 27/11/2021 - 5h00

Pilar (Gabriela Medvedovski) se assustará ao ter que enfrentar uma epidemia em Nos Tempos do Imperador. A mocinha vai perceber que uma doença mortal se alastrará pela corte e devastará a população. "O cólera chegou ao Rio de Janeiro", avisará a profissional da saúde ao constatar o óbito de uma freira na novela das seis da Globo.

Nas cenas previstas para irem ao ar no próximo sábado (4) no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão, a primeira médica do Brasil atenderá uma das irmãs da Santa Casa, que estará de cama após ter tido contato com alguns militares que terão regressado da Guerra do Paraguai (1864-1870).

"Como ela está?", questionará a jovem ao chegar no leito da irmã Clarice. "Piorou muito, doutora. Não para de vomitar", contará uma enfermeira. "E foi uma piora muito rápida. A pele dela está ressecada por causa da perda de líquido", se impressionará a noiva de Samuel (Michel Gomes).

A médica se afastará da maca, examinará as fezes da paciente e se espantará com a aparência embranquecida --um outro sintoma da cólera, além de diarreia, vômito e febre. A madre gritará ao perceber que a freira estará imóvel, e Pilar voltará correndo para ver a paciente. "Ela está morta", decretará a irmã de Dolores (Daphne Bozaski).

Em seguida, a primogênita de Eudoro (José Dumont) irá até a Junta Central de Higiene Pública para falar com uma autoridade. "Tivemos o primeiro caso, uma freira que veio da Paraíba. Começaram a chegar outros pacientes que viajaram no mesmo navio. Não podemos esperar nem mais um minuto. A situação pode sair do controle", contará ela.

"Se nada for feito, muitas pessoas vão morrer. Temos que avisar à população", acrescentará a mocinha. "Do que exatamente a senhorita está falando?", questionará o funcionário. "Estou falando de uma epidemia de cólera", responderá a profissional de saúde. 

A doença realmente assolou o mundo entre 1846 a 1863, com início na Índia e milhões de vítimas na Rússia, no Reino Unido e em diversos países da América Latina. O surto só chegou ao fim graças a um médico britânico, John Snow (1813-1858), que apontou a água contaminada como o maior vetor da enfermidade.

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#82 - Nova Angel bota pra ferver em Verdades Secretas 2!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.