Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GUSTAVO NOVAES

Para fazer Gênesis, ator encerrou contrato com a Globo sem finalizar Amor de Mãe

REPRODUÇÃO/RECORD

Gustavo Novaes em cena como Quedorlaomer em Gênesis, da Record

Gustavo Novaes como Quedorlaomer em Gênesis, da Record; ele também atuou em Amor de Mãe

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 14/5/2021 - 7h03

Intérprete de Quedorlaomer em Gênesis, Gustavo Novaes iniciou as gravações na novela bíblica sem finalizar seu trabalho anterior. Antes do folhetim da Record, ele estava no ar como Samuel em Amor de Mãe (2019), na Globo, mas a paralisação por causa da pandemia o impediu de se despedir do personagem. "Quando parei [de gravar], meu contrato já estava acabando", explica o artista de 48 anos.

Em março de 2020, a trama de Manuela Dias teve as gravações suspensas em decorrência da crise da Covid-19. No enredo, Novaes dava vida ao treinador da tenista Marina, interpretada por Erika Januza. Em agosto, quando a Globo voltou aos estúdios, o contrato do ator estava na reta final e ele já negociava com a Record para interpretar o rei de Elão.

"Em Amor de Mãe, a personagem da Erika vai para um outro lugar, e o Samuel tinha até chance de voltar, só que teve a pandemia. No fim, a Marina também virou professora no final da novela. Mas foi tudo muito curto e rápido. Foram 15 dias de novela, que a Manuela [Dias] resolveu ali. E teve que fazer dessa forma. O Samuel ficou lá [na primeira fase]", lembra o ator ao Notícias da TV.

Apesar do trabalho afetado pela pandemia, Novaes não fica chateado com o fato de não ter podido dar um desfecho à trajetória de Samuel. "A gente tem que aceitar as coisas. Poxa, foi tão bom e deu tudo certo. São coisas que fogem do nosso controle. Só tenho agradecimento."

Erika Januza (Marina) e Gustavo Novaes (Samuel) em Amor de Mãe (Reprodução/Instagram)

Antes de Amor de Mãe, o ator fez O Sétimo Guardião (2018). Emendar um projeto no outro é uma das satisfações de sua carreira.

"Quando fiz o Atala [em O Sétimo Guardião], na sequência já me contrataram para Amor de Mãe. Fiz um teste, na verdade. Eu conheço a Manuela Dias e ela torcia por mim, mas não tem favor ali, não. É no talento mesmo e na busca", ressalta.

"Isso tudo é muito gostoso. Quando eu fui para o Rio de Janeiro, fui com uma mão na frente e outra atrás. Eu não conhecia ninguém. Não conheço ninguém, não sou filho de ninguém, não sou galã e não tenho família por trás. Sou grato a quem acreditou em mim, gente que foi excelente para a minha carreira", agradece.

Por ter uma trajetória sólida, Novaes foi convidado para encarnar o temido Quedorlaomer em Gênesis. O monarca foi um dos destaques na batalha do vale do Sidim. O soberano liderava um exército violento e tinha fama de monstro por seus atos cruéis. Na trama, foi definido como um homem "incapaz de sentir alegria ou tristeza, com uma pedra no lugar do coração".

"Quedor foi um homem criado pela guerra. O que é um rei? Nos meus estudos, vi que sempre tem alguém querendo matar o rei. E pode ser o cara que está ao seu lado te abraçando e te beijando. Imagina viver num mundo desse? Agora, imagina há 6 mil anos? A barbárie era a única forma de viver", explica o ator.

"Tinha uma palavra no próprio texto da Record, que dizia que ele era impassível. Foi essa palavra que levei para o personagem", completa. Quedorlaomer se despediu da novela na semana passada, quando foi morto envenenado por Maresca (Thais Müller).

Bastidores da novela bíblica

Da participação em Gênesis, Novaes coleciona boas histórias. Uma delas é o jeito curioso que batizou seu personagem com um nome que parece um trava-língua. Para ele, Quedorlaomer é apenas Quedor.

"Antes de eu chegar lá, o pessoal já me odiava (risos). Tudo porque eu não falava meu nome, Quedorlaomer, mas o pessoal tinha que falar. E eles não conseguiam (risos). Às vezes, o ator tinha uma frase enorme para decorar com meu nome no meio (risos)", relembra, aos risos.

Charles Paraventi, intérprete de Bera, rei de Sodoma, foi um dos colegas que mais sofreu para gravar as sequências em que citava o rival.

"Tivemos uma cena ótima em que ele não conseguia falar o meu nome (risos). Ele falava: 'Eu posso trocar para o rei de Elão?' (risos). Realmente, falar Quedorlaomer não era fácil. Na produção, tinha gente que nem tentava. Falavam: 'Traz o rei' (risos). E também vieram os apelidos, como 'quem dera o homem'. Foi tudo muito engraçado", diverte-se.

Com sua participação em Gênesis finalizada, o artista acompanha o folhetim de casa. Após emendar duas novelas em plena pandemia, ele se emociona ao dizer o que deseja fazer após tanto trabalho. "O que eu quero é dar um beijo na minha mãe. Com essa pandemia, faz meses que não a vejo. Ela já está vacinada e agora posso vê-la", comemora. Maria Helena Novaes Pereira, 67 anos, mora em São Paulo e, em breve, reencontrará o filho famoso.

Veja cenas de Gustavo Novaes em Gênesis:


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.