Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VOZ DO ALÉM

Pantanal: Tenório é pisado pelo capeta e tem crime sinistro exposto; saiba qual

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Murilo Benício caracterizado como Tenório em Pantanal: ator tem o cabelo bem aparado e ostenta um longo bigode. Ele veste uma camisa e um colete surrado e tem a expressão séria em cena de Pantanal

Tenório (Murilo Benício) terá infância terrível exposta pelo cramulhão em roda de viola

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2022 - 14h49

Tenório (Murilo Benício) vai bufar de ódio pelos seus próprios pecados em Pantanal. Além de ser exposto pelo capeta em público, o grileiro será "apunhalado" pelo próprio filho, Roberto (Cauê Campos), na novela das nove da Globo. Enquanto Trindade (Gabriel Sater) conta que o crápula matou um homem durante a infância, o caçula de Zuleica (Aline Borges) escavará a mesma descoberta. 

De certa forma, a culpa da apresentação falida recairá sobre José Leôncio (Marcos Palmeira). O fazendeiro convidará o vizinho para uma roda de viola e exigirá que Trindade e Tibério (Guito)apresentem uma moda inédita. O administrador da fazenda conseguirá se safar do desafio, mas Trindade contará com uma ajuda sobrenatural para impressionar o patrão.

O capeta, então, soprará a letra da música em seus ouvidos, e o violeiro se apressará a tocar. O que ele não saberá é que o conto narrado na melodia é baseada em fatos bem reais. "É a história d’um boinha e do filho d’um gato", anunciará o peão.

Ninguém entenderá nada. "Boinha é fio de boia fria", explicará o fazendeiro. "E gato é chofer de caminhão que aluga os boiafria pra trabalhar nas lavouras", completará Tenório. O amigo do capeta, então, começará a dedilhar sua viola. A música remontará a história de um pré-adolescente que, desolado com a morte dos pais após um acidente de caminhão, assassinou o motorista irresponsável.

Parte da história não é completamente desconhecida: o personagem de Murilo Benício já havia contado que seus pais morreram dessa forma durante um desabafo com Guta (Julia Dalavia).

reprodução/tv globo

Trindade (Gabriel Sater) invocará o passado de Tenório (Murilo Benício) com sua viola

Trindade invocará o passado de Tenório

O assassinato será a grande revelação, e essa parte da história levará o grileiro às lágrimas. "A vida também é feita de tragédia. Na verdade, ela é feita mais de tragédia que outra coisa", comentará o fazendeiro, em cenas que irão ao ar nos próximos capítulos.

"Tudo bem que a vida não seja nenhum faz de contas. Mas daí a você acreditar que um molecote do quê? Dos seus dez, 12 anos, seja capaz de tirar a vida de um homem por vingança já é demais", dirá Mariana (Selma Egrei), que já estará hospedada na fazenda do ex-genro.

Roberto descobre crime

O cramulhão não terá destacado o passado do fazendeiro à toa. Enquanto Tenório chora com as recordações, Roberto decidirá entender mais da história do pai. Ele invadirá o escritório do grileiro na casa de São Paulo e, sem mais nem menos, começará a escavar documentos, fotos e papéis velhos.

Em determinado momento, ele encontrará uma penca de matérias sobre a morte de um tal Gato --que, supostamente, foi assassinado por uma criança. De cara, o caçula terá certeza de que a criança assassina é Tenório.

Para provar seu ponto, o rapaz procurará ainda mais documentos, na esperança de achar algo que se refira nominalmente ao grileiro. Nada. Depois de horas, ele ainda terá de lidar com a mãe. Zuleica ficará confusa com a bagunça que o jovem terá criado.

JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO

Roberto (Cauê Campos), o caçula de Tenório (Murilo Benício) em Pantanal

Roberto, o caçula de Tenório e Zuleica

Antes da mulher sequer abrir a boca, porém, Roberto exigirá saber mais sobre aquela história. Qual a relação do tal Gato com Tenório, afinal? "O seu pai me contou desse acidente uma única vez", começará a enfermeira. "E ele mencionou ter matado o motorista?", instigará Roberto. "Não dá para dizer que foi ele", rebaterá a mulher

"É coincidência demais, mãe. O mesmo acidente, as datas, a região... Tudo indica que esse menino que matou o Gato é o meu pai", encerrará Roberto.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#107 - Madeleine volta em Pantanal? Novela dá pista" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.