Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOBE E DESCE

Pantanal perde audiência e espera tragédia com Velho do Rio para virar o jogo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Velho do Rio (Osmar Prado) com olhar emocionado em cena da novela Pantanal, da Globo

Velho do Rio (Osmar Prado) vai ficar à beira da morte em Pantanal: será a salvação do ibope?

VINÍCIUS ANDRADE e MÁRCIA PEREIRA

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 25/6/2022 - 6h40

Pantanal perdeu público nas duas últimas semanas. Além de uma rejeição à trama entre Juma (Alanis Guillen) e José Lucas (Irandhir Santos), parte dos telespectadores reclama que as histórias demoram a sair do lugar. Como consequência, a novela das nove da Globo interrompeu uma sequência de alta na audiência e regrediu a índices que não tinha desde o início de maio. Uma tragédia com o Velho do Rio (Osmar Prado) pode virar esse jogo e recuperar o ibope perdido.

Nesta última semana, ao considerar o capítulo exibido até quinta-feira (23), o folhetim adaptado por Bruno Luperi ficou abaixo dos 30,0 pontos de média pela primeira vez em seis semanas na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país.

A queda de Pantanal começou no início de junho, quando a emissora voltou a transmitir futebol às quartas. Com os jogos na faixa das 21h30, a novela vai ao ar mais cedo e chega a perder mais de 17% da audiência. 

Em 25 de maio, data da melhor quarta-feira da trama, foram 32,8 pontos de ibope em uma noite sem evento esportivo; enquanto no último dia 22, com Copa do Brasil ao vivo, a média ficou em 27,2 pontos. São 418 mil residências a menos sintonizadas na Globo durante a novela das nove, apenas na Grande São Paulo.

O futebol, no entanto, não pode ser considerado o único culpado. O remake teve índices abaixo da média em todos os dias da última semana. Nem mesmo a segunda, que costuma ser o momento de maior ibope, ficou imune. Foram 30,5 pontos: pior desempenho nesse dia desde 2 de maio.

Para 33% dos leitores do Notícias da TV, o principal problema de Pantanal nas últimas duas semanas foi o projeto de casal Juma e José Lucas, enquanto outros 19% acreditam que as repetições das tramas se tornaram algo negativo.

Participe da enquete abaixo:

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Sim, as histórias estão se repetindo
17.85%
Cansei de Juma e José Lucas!
32.00%
Não, a novela continua boa
24.78%
Não assisto Pantanal
25.38%

Novela vai melhorar?

Pantanal sai do marasmo com uma dramática reviravolta a partir desta segunda-feira (27). Uma trama, com pegada ambientalista, colocará entre a vida e a morte um dos personagens que mais fascinam o público: o Velho do Rio. A entidade vai se transformar em sucuri para punir um fazendeiro e seus capangas que atearão fogo à mata para devastá-la. 

O incêndio criminoso mostrará o drama dos animais que sofrem muito com as queimadas, e até um centro de reabilitação será retratado na história, além do difícil trabalho dos bombeiros. O personagem de Osmar Prado será resgatado ainda em forma de cobra, mas fugirá do local para recorrer às ervas da natureza como salvação. 

Ele baterá à porta de Juma para pedir que ela o trate. A marrenta, que já viu o encantado salvar sua mãe, Maria Marruá (Juliana Paes), e Jove (Jesuita Barbosa) com beberagens, conseguirá trazer o ser mítico de volta à vida. Se é que ele está vivo, mas esse é um spoiler só da reta final da história. Cenas vão desvendar tudo que aconteceu com o pai de José Leôncio (Marcos Palmeira) para ele virar um homem-cobra que protege o Pantanal.

O noveleiro também deverá gostar das novas safadezas e conflitos que surgirão. Marcelo (Lucas Leto) desembarcará na região pantaneira no capítulo de terça-feira (28), e o clima incestuoso entre ele e Guta (Julia Dalavia) vai dar o que falar --até Alcides (Juliano Cazarré) perceberá que os irmãos estão loucos para "se pegarem". 

Outra trama picante que deve afastar o tédio pelas bandas das planícies alagadas é a de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater). Os dois vão transar pela primeira vez no mesmo local onde a ruiva fez sexo com José Leôncio (Marcos Palmeira). O romance será bem adulto, e ela engravidará de um "bebê-diabo".

Já para quem curte história de amor, a virgindade de Juma também está com os dias contados. Ela reatará com Jove e pedirá para transar com o amado. Surpreendentemente, a nativa decidirá que quer ter um filho --"desgraça" que ela tanto encheu a boca para falar que não queria em sua vida.

Pantanal, como todo folhetim, teve duas semanas da chamada "barriga" --aquele período em que não acontece muita coisa. Mesmo tendo arrebatado muitos fãs, é importante deixar claro que o remake também não saiu do seu curso, tem apresentado as melhores histórias às segundas e terças, deixando o telespectador ansioso nos dias seguintes para novos desdobramentos.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#106 - Tenório faz Tadeu de otário em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.