Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BOAS INTENÇÕES?

Pantanal: Filó solta pista de mentira cabeluda sobre paternidade de Tadeu

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Dira Paes, caracterizada como Filó, tem o semblante preocupado em cena de Pantanal; atriz segura um pedaço de pão, mas encara um ponto fixo. Ela tem os cabelos lisos, repartidos ao meio, e uma blusa de alcinha.

Filó (Dira Paes) está desesperada com os constantes resmungos de José Leôncio (Marcos Palmeira)

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 26/5/2022 - 5h00

Filó (Dira Paes) acabou enrolada em uma grande rede de mentiras em Pantanal. Uma hora ou outra, ela terá que admitir para José Leôncio (Marcos Palmeira) que Tadeu (José Loreto) não é filho dele. Se a novela das nove da Globo seguir à risca a versão de 1990, a cozinheira terá inventado a mentira para consolar o patrão após a partida de Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles).

A situação, porém, está próxima de seu limite. No capítulo de terça-feira (24), durante um desabafo do boiadeiro, a mulher quase se entregou. Atormentado pela semelhança entre José Lucas (Irandhir Santos) e o velho Joventino (Irandhir Santos), o peão teve um surto. Ele não conseguia entender como a personalidade dos filhos é tão diferente da dele. "Vai ver que puxaram pras mãe, né?", sugeriu a mulher.

De costas, ele não conseguiu ver a expressão perturbada da ex-prostituta. Afinal, a própria mulher tinha dúvidas quanto a paternidade do filho. No começo da novela, ela dizia que o garoto era filho de outro homem. A dona de casa só voltou atrás quando Madeleine levou Jove (Jesuita Barbosa) embora.

Na versão original do folhetim, exibida pela extinta Manchete (1983-1999), o mistério sobre a paternidade foi levado até a reta final. Sob pressão, Filó --então vivida por Jussara Freire-- admitiu que o rapaz não é filho do boiadeiro. Por isso, nunca fez questão que José Leôncio assumisse o jovem em público. Também não queria que ele registrasse Tadeu no cartório.

Para a surpresa da mulher, o ricaço afirmou que já imaginava. "Eu cuido do Tadeu desde pititico", disse o protagonista, vivido por Claudio Marzo (1940-2015) no passado. "Mas porque você, sabendo de tudo todos esses anos, nunca me falou nada?", questionou Filó. "No fundo, eu queria mesmo que ele fosse meu filho", admitiu o fazendeiro.

"Você é o único pai que ele teve… O que me preocupa é o jeito que, às vezes, você fala com ele. Morro de medo que meu Tadeuzinho descubra que você não é o pai dele", disse a dona de casa. 

Mas o peão, vivido por Marcos Palmeira na versão original, ouviu a conversa inteira. Arrasado, ele se debulhou em lágrimas pelos caminhos sinuosos das planícies alagadas. O Velho do Rio (Claudio Marzo em 1990; Osmar Prado no remake), então, encontrou e consolou o neto postiço. Ele afirmou que, independente do laço sanguíneo, o "rei do gado" sempre será seu pai.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#102 - Tudo sobre o final de Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.