GRAVE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lígia (Dira Paes) em Três Graças: ela tem doença grave chamada hipertensão arterial pulmonar
Na trama de Três Graças, Lígia (Dira Paes), matriarca da família composta por Gerluce (Sophie Charlotte) e Joélly (Alana Cabral), sofre de uma doença grave chamada hipertensão arterial pulmonar. No primeiro capítulo da novela das nove, a personagem confessou que está piorando da condição, que, apesar de ter sido inserida na ficção, é um problema da vida real.
A hipertensão arterial pulmonar ocorre quando um conjunto de alterações dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares. É uma condição rara, complexa e progressiva, que pode ter diversas causas secundárias ou doenças associadas. No entanto, também pode ser de causa desconhecida.
Os principais sintomas são falta de ar ao praticar algum esforço físico e fadiga. Esse cansaço progressivo piora com o tempo, mesmo em esforços cada vez menores, e pode causar desmaios. Em casos muito graves, pode haver necessidade de internação e de transplante pulmonar.
Segundo o portal Pfizer Brasil, apesar de poder atingir qualquer pessoa, a hipertensão arterial pulmonar é mais comum em mulheres, principalmente naquelas entre 20 e 40 anos. Quase a faixa etária de Lígia, personagem do folhetim criado e escrito por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva.
Na novela das nove, Lígia precisou se afastar do trabalho como cuidadora de Josefa (Arlete Salles) justamente por causa desse problema de saúde. Quem assumiu a vaga na mansão de Arminda (Grazi Massafera) foi sua filha, que a acompanhava no emprego quase sempre.
Nos próximos capítulos de Três Graças, Gerluce descobrirá que a patroa e o amante, Santiago Ferette (Murilo Benício), são diretamente responsáveis pela piora na saúde de sua mãe e de outras pessoas da comunidade através de um esquema criminoso.
Os remédios distribuídos para a população carente pela Fundação Ferette, na qual os dois são sócios, levam farinha na composição e, por isso, não fazem efeito. O que justificará também a piora na condição de Lígia.
Com o apoio da melhor amiga, Viviane (Gabriela Loran), a farmacêutica responsável pela entrega dos medicamentos na Chacrinha, que também é pega de surpresa pela fraude, Gerluce decidirá que não vai ficar de braços cruzados e irá até as últimas consequências para reparar essa injustiça.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Três Graças
Três Graças é uma novela criada por Aguinaldo Silva em parceria com Virgílio Silva e Zé Dassilva. A história é ambientada em São Paulo.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Três Graças e outras novelas:
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Três Graças: Capítulos da novela das nove da Globo - 16 a 24/1
Sexta, 16/1 (Capítulo 77)
Gerluce reage ao saber que Raul é o pai da criança que Joélly espera. Ferette manda Macedo investigar quem é a moça com quem Leonardo está envolvido. Bagdá espiona Leonardo e Viviane. Ferette diz a Arminda ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.