Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE VOLTA

O que é comendador? Entenda por que José Alfredo é chamado assim em Império

João Miguel Júnior/TV Globo

Ator Alexandre Nero interpreta o Comendador José Alfredo na novela Império. Na foto, ele usa camisa preta e mexe no bigode.

José Alfredo (Alexandre Nero) vira comendador ao construir império e volta ao ar a partir de 12/4

LARA DEUS

lara@noticiasdatv.com

Publicado em 10/4/2021 - 6h45

Mais do que ocupar o papel principal de Império, o comendador José Alfredo marcou uma geração de espectadores que cobiçavam sua ambição, poder e elegância. Sempre de preto, o empresário não deixa dúvida sobre o respeito que impõe aos outros personagens. A trama da novela das nove, no entanto, não explica o que é comendador, título do galã interpretado por Alexandre Nero.

Mesmo aparecendo como um nome alternativo do protagonista, comendador não é uma profissão ou cargo. Na verdade, o título é dado para quem se destaca em sua área e é homenageado pela chamada Ordem de Honra ao Mérito.

No caso de José Alfredo, o reconhecimento veio pelo seu talento nos negócios. Afinal, o pernambucano chegou ao Rio de Janeiro sem emprego e se tornou um empresário de sucesso ao longo da trama.

"Desde o século 19, o título é muito distribuído para homens que têm uma ascensão em suas carreiras, principalmente comerciais. São homens que vêm 'do nada' e acabam conquistando esse status", destaca Victor Missiato, doutor em História e professor do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília.

Não existe nenhum teste ou conquista que faça alguém estar pronto para ser comendador. A decisão de dar essa homenagem é do conselho dessas ordens, formado, em geral, por políticos ou militares.

Entre as organizações que nomeiam mais comendadores pelo Brasil, algumas só dão homenagens a pessoas que trabalham em uma área específica, caso da Ordem do Mérito Cultural. A maioria delas é mais abrangente e reconhece qualquer cidadão considerado digno de merecimento.

Além de comendador, outros títulos podem ser dados por estas ordens para uma pessoa, como Cavaleiro, Oficial, Grande-Oficial e Grã-Cruz.

Anel do comendador

Ainda quando era interpretado por Chay Suede, José Alfredo já ostentava seu anel de prata com uma pedra de ônix. A joia era o amuleto do galã, que se tornou milionário e dono da Império.

Apesar de ser um adereço muito importante para o Comendador, a joia não tem relação com esse título. Em geral, comendadores recebem uma medalha que pode ser usada como um broche em cerimônias.

Comendadores famosos

O milionário interpretado por Alexandre Nero fez tanto sucesso que nunca foi esquecido pelo público. Sua obstinação, poder e virilidade são características que fazem todo mundo querer ter --ou ser-- seu próprio comendador.

Mesmo parecendo uma tradição antiga, existem muitos comendadores famosos na vida real. Entre as celebridades que já ganharam essa homenagem, estão:

  • Aguinaldo Silva, dramaturgo
  • Carlinhos de Jesus, dançarino
  • Dedé Santana, humorista
  • Fernanda Montenegro, atriz
  • José de Abreu, ator
  • Patrícia Pillar, atriz
  • Silvio Santos, apresentador

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Império e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Império: Capítulo de 5 de novembro

Sexta, 5/11 (Capítulo 179)
José Pedro ameaça matar Cristina. Marcão é socorrido por ambulância. José Alfredo liga para Maria Marta e revela pista sobre cativeiro de Cristina. Josué entrega arma a José Alfredo. O comendador encontra Cristina. José Alfredo mata ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.