A gente manda.
Você recebe.
Depois manda a real pra todo mundo.
DEBAIXO DO TAPETE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Odete Roitman (Debora Bloch) em Vale Tudo: ela não usará roubo de R$ 54 milhões contra rival
Na reta final do remake de Vale Tudo, a disputa entre Marco Aurélio (Alexandre Nero) e Odete Roitman (Debora Bloch) escorrega para uma inconsistência difícil de engolir. O vilão, que já deveria estar encurralado pelos seus crimes financeiros, surge agora como ameaça real à soberania da empresária na TCA, apoiado apenas em difamações.
A escolha da autora Manuela Dias e de sua equipe levanta questionamentos sobre a lógica da trama e sobre até onde a novela pode sacrificar coerência em nome de intrigas para movimentar a história.
A chave do problema está em Afonso (Humberto Carrão). Antes de deixar a TCA, ele produziu um levantamento minucioso que apontava um rombo de R$ 54 milhões desviados por Marco Aurélio ao longo de 14 anos.
A prova, suficiente para destruir qualquer executivo, simplesmente está sendo varrida para debaixo do tapete agora na disputa pelo comando da empresa.
Em vez de ser preso, exposto ou, ao menos, investigado pelo roubo, o personagem passa a exigir mais participação nos lucros da empresa. Com isso, o público é convidado a esquecer que o vilão já tinha um carimbo de ladrão pendurado no pescoço.
Odete, sócia majoritária que fez a TCA crescer e ainda comprou as ações de Afonso, deveria ter força de sobra para esmagar o rival.
Porém, a novela prefere detonar a guerra com um problema de reputação, colocando o destino da bilionária nas mãos do conselho da companhia aérea depois de reportagens sobre sua vida íntima.
Assim, o enredo cria a impressão de que um funcionário pode se autoproclamar dono do império. Pode roubar e ficar impune, querendo cada vez mais. Ao deixar de explorar a prova cabal contra Marco Aurélio, a trama transforma a disputa em uma batalha desigual.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2026 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10
[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso]
Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.