Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONTRA VENENOSA

O Cravo e a Rosa: Globo abre o baú para acabar com maldição pós-Jornal Hoje

ZÉ PAULO CARDEAL/TV GLOBO

Edu Moscovis e Adriana Esteves se olham em cena de Cravo e a Rosa, novela da Globo

Edu Moscovis e Adriana Esteves são os protagonistas de O Cravo e a Rosa, que volta à Globo

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 6/12/2021 - 6h25

A Globo estreia nesta segunda-feira (6), a partir das 14h40, uma nova faixa de novelas do fundo do baú. A missão de fazer o horário vingar será de O Cravo e a Rosa (2000). Sucesso na exibição original, em suas reprises na emissora e também no canal Viva, o folhetim escrito por Walcyr Carrasco terá um adversário difícil na guerra por audiência: o quadro A Hora da Venenosa, da Record.

As fofocas do Balanço Geral já fizeram diferentes vítimas na Globo ao longo dos últimos anos. O Vídeo Show (1983-2019), que estava havia 35 anos no ar, chegou ao fim após virar freguês do veneno de Fabíola Reipert na Grande São Paulo.

Desde então, a Sessão da Tarde passou a ser exibida mais cedo, o Jornal Hoje foi esticado, o Se Joga lançado e finalizado, e também criou-se um programa para repercutir o que acontecia no BBB21. Nada deu certo. Qualquer coisa que ia ao ar após o noticioso da Globo acumulava sequências de derrotas para o quadro com conteúdo sobre celebridades.

O único programa capaz de bater de frente na disputa pela liderança com a Venenosa é o telejornal antes comandado por Maju Coutinho e agora apresentado por César Tralli. O problema para a Globo é que a Venenosa vai ao ar até 15h20, enquanto o JH era exibido até 14h55.

Agora, em uma manobra arriscada, a emissora vai acabar com as notícias da hora do almoço 15 minutos mais cedo, e O Cravo e a Rosa será um concorrente direto de Fabíola Reipert, Reinaldo Gottino, Renato Lombardi e da cobra Judite. A trama será exibida exatamente na mesma faixa do quadro: das 14h40 às 15h20.

A Venenosa não é uma dor de cabeça para a Globo apenas em São Paulo. A Record também briga pela liderança com as fofocas em praças como Goiânia, Salvador, Distrito Federal e Belo Horizonte.

Aposta nas novelas

Exibida originalmente de junho de 2000 a março de 2021, O Cravo e a Rosa foi considerada um sucesso no horário das seis e atingiu média geral de 30,6 pontos de ibope na Grande São Paulo.

A novela foi transmitida pela última vez em TV aberta em 2013, quando fechou com 14 pontos de ibope no Vale a Pena Ver de Novo, índice considerado razoável para a faixa. Atração do Viva em 2019, se tornou a novela de maior audiência da história do canal.

O Cravo e a Rosa é inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare (1564-1616), e na novela O Machão (1974), de Ivani Ribeiro (1922-1995). Ambientada na São Paulo dos anos 1920, o folhetim conta a história de amor do caipira Julião Petruchio (Eduardo Moscovis) e da geniosa Catarina Batista (Adriana Esteves).

No novo horário de reprise após o Jornal Hoje, a Globo exibirá apenas tramas das seis e das sete, enquanto o Vale a Pena Ver de Novo terá histórias das nove.

Veja abaixo o horário de O Cravo e a Rosa e da nova programação vespertina da Globo:

  • 13h - Globo Esporte
  • 13h25 - Jornal Hoje
  • 14h40 - O Cravo e a Rosa
  • 15h20 - Sessão da Tarde
  • 16h50 - O Clone
  • 17h55 - Malhação

Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#84 - O que aconteceu com Alex em Verdades Secretas 2?" no Spreaker.


Conheça a história de O Cravo e a Rosa no vídeo abaixo e inscreva-se no canal do YouTube do Notícias da TV:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.