Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESQUEMA DO TONICO

Nos Tempos do Imperador mira em Flávio Bolsonaro: 'Rachadinha vai virar moda'

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Alexandre Nero caracterizado com Tonico sentado à mesa e com expressão de poucos amigos em cena de Nos Tempos do Imperador

Tonico (Alexandre Nero) em Nos Tempos do Imperador; vilão voltará a criticar família de presidente

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 26/10/2021 - 14h07

Nos Tempos do Imperador voltará a colocar fogo na queda de braço entre a Globo e Jair Bolsonaro. Afinal, Batista (Ernani Moraes) não vai economizar elogios a Tonico (Alexandre Nero) por inventar um esquema de corrupção que já levou Flávio Bolsonaro a ser investigado pela Justiça. "Essa rachadinha ainda vai virar moda no Brasil", disparará o barão na novela das seis.

Não é a primeira vez, aliás, que o atual senador se tornou um dos alvos do folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Lota (Paula Cohen) já exigiu ao vilão que arranjasse o cargo de embaixador dos Estados Unidos para Bernardinho (Gabriel Fuentes) em troca de ajudá-lo a se entender com Dolores (Daphne Bozaski).

Bolsonaro foi criticado até por aliados em 2019 por também dar vazão à hipótese de ter Flávio no mesmo cargo, mas foi convencido a desistir da indicação para evitar uma derrota política caso o filho não fosse aprovado na tradicional sabatina do Senado.

A família de Lota, inclusive, voltará a ser usada para alfinetar a situação política do país. Nélio (João Pedro Zappa) vai ser execrado pelos parentes por ser o único a se posicionar a favor da abolição da escravatura.

"Mas o seu patrão não quer liberar o tráfico de escravos de novo? Vai falar para ele que tem que acabar com a escravidão? Fala não. Você não tem peito", debochará Bernardinho. "Cala a boca. Aliás, o Tonico também é seu patrão. Com a diferença que eu trabalho de verdade, e você nem isso", devolverá o rapaz vivido por João Pedro Zappa.

João Pedro Zappa na novela Nos Tempos do Imperador

Nélio (João Pedro Zappa) na novela das seis

Esquema de corrupção

Nélio voltará a ser voto vencido dentro de casa por ser contra a "mamata" que o antagonista interpretado por Alexandre Nero arranjou para Bernardinho:

Qual é o problema? Foi o trato que a gente fez. Ele chamou de rachadinha. Devolvo metade do meu salário para ele e não preciso trabalhar. Já tem mais deputado na Câmara de olho no esquema.

"Esse Tonico é um gênio. Essa rachadinha ainda vai virar moda no Brasil", acrescentará Batista nas cenas que serão exibidas no próximo dia 3.

Gabriel Fuentes na novela Nos Tempos do Imperador

Bernardinho (Gabriel Fuentes) na trama da Globo

Revanche?

A novela, curiosamente, tem mais liberdade para fazer críticas ao episódio do que o próprio Jornalismo da Globo. A emissora foi proibida em setembro de 2020 de mostrar documentos ou peças relacionadas às investigações sobre supostas "rachadinhas" na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). A justificativa foi que o processo corria em segredo de Justiça.

O Gaecc (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção) do Ministério Público do Rio de Janeiro ficou responsável por apurar o suposto esquema no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro. Os autos foram remetidos à Subprocuradoria-Geral da Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos.

A "rachadinha" é uma prática de desvio de dinheiro em que uma pessoa é nomeada para exercer um cargo público, mas devolve parte ou mesmo a íntegra do salário ao político que a nomeou. Alguns sequer aparecem para trabalhar nos setores que foram locados, tornando-se os famosos "funcionários fantasmas".

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.