Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MANDA NUDE

Nos Tempos do Imperador limpa a barra de Pedro real ao queimar cartas pornográficas

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Selton Mello como Pedro sentado à mesa escrevendo uma carta em um escritório em cena vespertina de Nos Tempos do Imperador

Pedro (Selton Mello) escreve uma carta em Nos Tempos do Imperador; nobre tinha mais de uma amante

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 17/1/2022 - 6h30

Tonico (Alexandre Nero) muito provavelmente soltará um bocejo ao ler as cartas de Pedro (Selton Mello) para Luísa (Mariana Ximenes) em Nos Tempos do Imperador. A correspondência para a condessa de Barral realmente era morna na vida real, mas o monarca se empolgava ao escrever para as outras amantes --e pedia até fotos indiscretas, que foram as ancestrais das "nudes".

O deputado invadirá a casa da fidalga para conseguir provas do romance dela com o marido de Teresa Cristina (Leticia Sabatella). Ele roubará os documentos para chantagear o rival e até ameaçará publicá-los em seu jornal, mas os papéis vão virar cinzas em um incêndio para lá de providencial.

O folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão nunca escondeu a proposta de resgatar a figura de Pedro como um estadista e, não à toa, "queimará" também as missivas do fidalgo às outras mulheres que passaram pela sua cama. Ou, ao menos, pela sua cabeça.

Algumas das mensagens mais picantes, que não serão sequer mencionadas na história, foram catalogadas pelo historiador José Murilo de Carvalho, provando que o aristocrata tinha muito em comum com o pai. Dom Pedro 1º (1798-1834), porém, era um pouco mais ousado ao enviar desenhos de pênis eretos e até mesmo pelos pubianos para as "manteúdas" –a exemplo de Domitila de Castro (1797-1867).

O imperador, todavia, também dava asas à sua imaginação nos escritos dedicados a Ana Maria Cavalcanti de Albuquerque (1837-1890). Ele não economizou nas palavras para descrever uma de suas fantasias sexuais, em que transava com a condessa de Villeneuve no sofá da sala.

A atriz Mariana Ximenes, como Luísa, lê uma carta ao lado de uma orquídea branca e com Cinnara Leal, a Justina, ao fundo e desfocada em cena de Nos Tempos do Imperador

Luísa (Mariana Ximenes) na novela das seis

A inspiração para a carta foi uma foto da jovem em um vestido decotado, que o próprio Pedro havia pedido em uma conversa anterior. Ele gostava tanto das letras que se trancava com as amantes na biblioteca do palácio --e bem debaixo do nariz de Teresa que, não obstante a fama de traída, ainda era apontada como feia.

Luísa, por sua vez, não despertava exatamente o fogo do nobre, com quem se relacionou durante 34 anos. Segundo a historiadora Mary Del Priore, o romance tinha um quê intelectual além do sexual, ainda que o mandachuva sempre mencionasse as "noites atenienses" em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). A novela terminará no próximo mês dando lugar à exibição de Além da Ilusão.

Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis da Globo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.