Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARIA ISIS

Ninfeta de Império, Marina Ruy Barbosa torce para público 'problematizar' novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Marina Ruy Barbosa com uma coroa de flores na cabeça e um vestido branco, ela está em uma floresta, de costas, e vira a cabeça em direção ao fotógrafo como Maria ísis em Império

Marina Ruy Barbosa interpreta Maria Isis em Império; atriz avalia que críticas à novela são bem-vindas

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 14/4/2021 - 7h05

Marina Ruy Barbosa revela que não se incomoda com eventuais críticas a Maria Isis na reprise de Império (2014). A atriz lembra que já viveu uma experiência parecida com a reapresentação de Totalmente Demais (2015), em que o público viu com outros olhos o triângulo amoroso entre Eliza, Jonatas (Felipe Simas) e Arthur (Fabio Assunção).

Ela, aliás, revela ansiedade para ver como os telespectadores vão reagir ao romance entre a sua personagem e José Alfredo (Alexandre Nero). "Estou curiosa para ver como será a repercussão e que tipo de discussão vem [por aí] depois de seis anos. Da mesma forma como a vida, a nossa visão de mundo também mudou", avalia a atriz ao Notícias da TV.

A artista ressalta que já tinha percebido anteriormente questionamentos sobre o casal, principalmente quanto à diferença de idade entre a ninfeta e o comendador. Na "edição especial" de Totalmente Demais, essa distância geracional se tornou uma pedra no caminho de Arthur e Eliza --bem diferente da primeira exibição, quando o casal "Arliza" tomou as redes sociais.

"Eu acho natural, porque a sociedade se transformou muito. A novela vai gerar muitas discussões, até pela forma como José Alfredo a chama por 'sweet child' [doce criança, em inglês]", aposta.

A filha de Magnólia (Zezé Polessa) já tinha suscitado debates pelo perfil de "lolita", geralmente associado a uma jovem hipersexualizada que abusa da sua ingenuidade para seduzir um homem mais velho. A sua subserviência também chocou parte do público, que a viu lavar os pés do marido de Maria Marta (Lilia Cabral) logo nos primeiros capítulos.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Maria Isis lava os pés do comendador em Império

Lolita?

O termo Lolita vem de diversas leituras cinematográficas do romance homônimo de Vladimir Nabokov (1899-1977), que acabaram por romantizar a obsessão predatória entre o protagonista pedófilo e sua enteada. As adaptações mais famosas foram realizadas por Stanley Kubrick (1928-1999) em 1962 e Adrian Lyne em 1997.

Marina, porém, acredita que o seu papel não se resume apenas à relação entre a jovem e o personagem de Alexandre Nero, mas também à emancipação de Maria Isis --não só do próprio comendador, como também de seus pais sanguessugas.

"Meu interesse no empoderamento feminino só cresceu de lá pra cá. Acredito muito que uma mulher empoderada é a que pode fazer as próprias escolhas. E nosso caminho precisa ser individual e respeitado por todas", pontua.

Ela afirma que a personagem também foi fundamental para que entendesse o seu "poder" frente às câmeras e se firmasse na carreira, deixando de ser apenas uma jovem promessa.

"Eu tinha acabado de fazer 19 anos. Comecei muito nova, minha primeira novela foi aos nove. Então essa foi a minha primeira personagem mais madura, contracenando com um elenco experiente. Eu estava muito ansiosa, a fim de fazer dar certo e comprar esse barulho", justifica a ruiva.

Império (2014) ganhou uma "edição especial" para tapar o buraco deixado pela reta final de Amor de Mãe no horário nobre da Globo. Um Lugar ao Sol, próxima novela inédita, foi adiada para o segundo semestre deste ano.

Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das nove que a emissora reprisa devido à pandemia da Covid-19.


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#54 - Vale a pena assistir à reprise de Império?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Império e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Império: Capítulo de 5 de novembro

Sexta, 5/11 (Capítulo 179)
José Pedro ameaça matar Cristina. Marcão é socorrido por ambulância. José Alfredo liga para Maria Marta e revela pista sobre cativeiro de Cristina. Josué entrega arma a José Alfredo. O comendador encontra Cristina. José Alfredo mata ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.