Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
Pesquisar

Buscar

MAIS UM FURO

Nem a Medicina explica o milagre que ressuscitou Odete Roitman em Vale Tudo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Odete Roitman (Debora Bloch) após aparecer viva em Vale Tudo

Odete Roitman (Debora Bloch) após aparecer viva em Vale Tudo; personagem sobreviveu a tiro

GIULIANNA MUNERATTO

giulianna@noticiasdatv.com

Publicado em 18/10/2025 - 17h50
Atualizado em 18/10/2025 - 17h54

Nem os roteiristas mais criativos poderiam imaginar que, 37 anos depois da versão original de Vale Tudo, o retorno de Odete Roitman (Debora Bloch) renderia um debate científico. Afinal, No remake, o público ficou em choque ao ver que a vilã, na verdade, sobreviveu ao tiro de Marco Aurélio (Alexandre Nero) e ficou bem rapidamente, mesmo depois de colocada dentro de um saco preto. Uma ousadia que nem a invenção de um multiverso da novela explicaria.

Odete levou o disparo na região do abdômen, sangrou abundantemente e foi dada como morta por um legista --já que saiu do Copacabana Palace como um corpo morto.

Pouco depois, já dentro da ambulância, a empresária simplesmente deu um suspiro de ressureição e se levantou. Sozinha. Sem desfibrilador, sem paramédico, sem ajuda divina visível.

Na trama, ela foi levada para uma clínica clandestina, operada às pressas sem mesmo a necessidade de intubação, e saiu plena para viver sua vida em outro país. O público, claro, reagiu com uma mistura de incredulidade e memes. O milagre virou assunto nacional e motivo de risadas nas redes sociais.

Em conversa com o Notícias da TV, a médica anestesiologista Raíssa Porto classificou as cenas como “total descomprometimento da teledramaturgia com a realidade":

O tiro perfurou uma região nobre, transição de grandes vasos, onde perderia muito sangue. E a própria perda de sangue não permitiria ela acordar da forma como foi, dentro da ambulância. Seria uma cirurgia grande, complexa com vários monitores, intubação orotraqueal, transfusão de sangue… Tem muitos erros grosseiros: não tem como passar por um médico que ela não estava morta.

Médica critica o final da novela

Raíssa já havia chamado a atenção nas redes sociais com uma publicação em que apontava o mistério da novela como "quem anestesiou Odete Roitman?". A vilã não tinha chance de sobreviver sem sequer um acesso no braço durante sua cirurgia, o que foi apontado como um furo de roteiro.

"Como vocês acham que ela ficaria assim: serena, imóvel, sem urrar (ou até mesmo infartar!) de dor enquanto era cortada e costurada, se não fosse pela anestesia? Mesmo em condições adversas, a realização de cirurgias com bons resultados só é possível graças a existência da anestesia", escreveu a especialista.

"Essa foi só uma das falhas na explicação do último episódio… Apesar de ter adorado a vilã estar viva, não gostei do final de Vale Tudo!", complementou ela.

"Monitor: Desconheço! Acesso venoso: para quê? Foi uma sequência de 'toma-toma' com 'vapo-vapo'! O povo deve achar que nosso trabalho é assim, só dá a bênção", brincou ela.

Na ficção, porém, tudo é possível --mesmo que não haja uma coerência com os fatos. No fim das contas, o mistério de "quem matou Odete Roitman?" nunca existiu, já que a bilionária sobreviveu ao tiro, ao legista distraído (ou, quem sabe, subornado), à cirurgia ilegal e à própria morte.


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 17 a 18/10

[Aviso: Apesar de a Globo não ter liberado os resumos da última semana de Vale Tudo, o Notícias da TV traz os destaques baseados nos roteiros aos quais teve acesso] Sexta, 17/10 (Capítulos 173)
Marco Aurélio aparece preso e recebe ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.